O luto está de volta!

A arbitragem de 1998/99, época dourada de apitos dourados e fruta fresquinha, ficou marcada pelo luto decretado pelo Sporting sob a Presidência de Roquette. O Sporting tinha sido roubado num jogo contra a Académica, 3ª jornada nesse ano, mas o caso explodiu quando o Sporting criticou duramente a arbitragem num jogo em casa diante do Beira Mar, um nulo com muitas queixas. A APAF chegou mesmo a boicotar os nossos jogos. Lembrar disso há distância dá mesmo para rir, até porque alguns deles, desses mafiosos do apito estão envolvidos nas escutas e afins dos apitos dourados deste país.

À passagem da 19ª jornada, a deslocação a Chaves. 23 de Janeiro de 1999 ficou marcado por mais uma escandalosa arbitragem no futebol português. Árbitro foi o "azias" Coroado. Foram 2 golos mal anulados ao Sporting, um empate injusto de 2-2. O Sporting tinha uma equipa de qualidade, em crescimento que aos poucos lhe via ser cortada a raíz para poder lutar pelo título que nos fugia há quase 18 anos. Duscher, Rui Jorge, Delfim, Quiroga, Nuno Valente, Iordanov, Simão e um treinador que estava a fazer um trabalho relevante, Mirko Jozic.

A seguir a esse jogo, uma semana quente, Roquette decretou o luto do futebol nacional. Pediu a todos os Sportinguistas que no dia 31 de Janeiro de 1999, na recepção à Académica (na 1ª volta uma arbitragem penalizadora para o nosso lado), no estádio, em casa, em qualquer lugar onde um Adepto do Sporting visse o jogo, que tivesse vestido algo que marcasse o seu apoio pelo luto Sportinguista. Nesse dia coloquei uma gravata preta. Andei o dia todo com ela, vi a vitória esmagadora do Sporting.

Foram 30.000 os Adeptos Leoninos que marcaram presença no estádio e presenciaram uma vitória por 5-0. Carlos Basílio, o árbitro. Beto, Edmilson, Simão e 2 vezes Acosta, foram os marcadores dos golos. Nesse ano o campeão foi o do costume. Nada de novo. O Apito sempre apitou para o mesmo lado.

Amanhã o luto está de volta!

Braga nunca poderá ser Guimarães. Eles bem que tentam. Sim, todos sabem, ou pelos menos os que me lêem que eu tenho simpatia pelo Vitória. Adoro a forma como aquela gente vive o seu clube em qualquer modalidade. No jogo de amanhã está marcado uma concentração no Toural, praça emblemática da cidade, que seguirá e terminará no estádio para o jogo diante do Olhanense. Está praticamente esgotado o estádio. A todos foi pedido que levassem uma peça negra para marcar o Luto do Futebol Português. As queixas concretas do Vitória, prendem-se essencialmente com o jogo da passada semana, onde foram roubados contra o Braga.

E a cidade acolheu com enorme agressividade ao apelo. São 16.000 os habituais detentores de cadeira no estádio D. Afonso Henriques, foram oferecidos 10.000, que ontem já só existiam pouco mais de 1 milhar. A cidade está ao lado do clube e o Presidente do Vitória já devia saber que iria pagar caro o facto de se ter metido com os capangas da Torre das Antas.

Amanhã, em Guimarães vai haver um jogo a preto e branco!

Comentários

Nuno disse…
txi. que comentário tão ressabiado, pedro barela.
Anónimo disse…
é a azia do minho.. vamos lá ajudar o braga a ser campeão! sporting sempre
Bancada de Leão disse…
atenção que eu desejo que o Sporting vença o derby e não quero que o Benfica seja campeão, só para esclarecer.
Nuno disse…
barela, vocês acabaram o campeonato em quarto (atrás do benfica e do boavista) a quase 20 pontos do porto, foram eliminados na primeira eliminatória da uefa pelo poderoso bolonha com duas derrotas (certamente obra do mafioso do pinto da costa) e despediram o mirko no final da época (depois de ter sido espancado pelos capangas das antas, provavelmente). estar a reduzir isso ao auge do apito dourado depois de uma arbitragem do jorge coroado (que pode ter muitos defeitos mas que nunca fez nenhum favor ao porto) é tão absurdo como o pinto da costa vir falar no campeão dos túneis neste campeonato. é assim tão dificil assumir que o porto do baía, do jorge costa, do aloísio, do doriva, do zahovic, do deco, do drulovic, do jardel e do capucho era muito superior ao sporting dessa altura? a mim parece-me que não.

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!