Sporting 2-0 Lyon :: jogo de apresentação
Primeiro jogo em Alvalade, e contra muito cepticismo, primeira vitória inteiramente justa do Sporting. No dia em que foi apresentado o novo plantel diante de 28.341 adeptos Leoninos, ficamos a saber que Polga é o novo capitão do Sporting.
O primeiro 11 a entrar em Alvalade este ano foi: Golas, Abel, Tonel, Torsiglieri, Grimi, Pedro Mendes, Maniche, Veloso, Valdés, Vukcevic e Pogolle. Um aparente 4x1x4x1 que se desdobrava em 4x3x3 com bola e que começou a sortir efeito bem cedo, quando aos 3 minutos Tonel inaugurou o marcador de cabeça com assistência de Valdés. A falta de onde resultou o golo já tinha sido "cavada" pelo reforço chileno.
Nesta primeira parte, falando dos reforços há duas situações bem distintas. Valdés entrou bem, marcou o seu espaço, pautou o jogo do seu lado, foi interventivo, a mostrar que se pode contar com ele para ser titular. Na defesa, que tremeu como gelatina fresca, Torsiglieri a mostrar inúmeras dificuldades, ainda inadaptado ao que pretenderá Paulo Sérgio, foi sinal menos nestes primeiros 45 minutos.
Paulo Sérgio apresentou na primeira parte um meio campo e ataque bem próximo, em termos tácticos, do que pretende para este Sporting. Foi interessante ver os 3 médios defenderem em linha, Maniche, Mendes e Veloso quando a bola estava na posse dos franceses, e na transposição para o ataque, Valdés, Vukcevic (a subir de forma) e Veloso a assistir Pongolle na frente. Hoje Pongolle, no futuro certamente Liedson se o esquema for este que assistimos na primeira parte.
Cedo começaram as substituições, claro que o ritmo de jogo ia sendo alterado, mas curiosamente como normalmente acontece, o Sporting não baixou de qualidade e apresentou-se muito constante ao longo dos 90 minutos. Aos 30 minutos, saíram Golas e Veloso para entrarem Tiago e Matías. Com a entrada do Chileno, Mendes e Maniche fechavam o meio campo, Matías assistia no ataque Vukcevic na direita, Valdés na esquerda e Pongolle na frente.
Já perto do intervalo novas substituições, Valdés a sair e com direito a cântico por parte das claques do Sporting, tal como Pongolle, cedendo os seus lugares a Yannick e Saleiro.
A segunda parte começa com o Sporting num 4x2x3x1 (a variar com um 4x4x2 clássico), a defesa apresentou-se como a possível titular. Evaldo e João Pereira nas laterais, Polga e Nuno André Coelho (primeiro registo positivo no Sporting) a centrais. Começa a parecer claro que os centrais poderão ser entre Carriço, Polga e Nuno André Coelho, sendo as reservas para esse lugar de Tonel e Torsiglieri.
O Sporting passou a apresentar no meio campo Maniche e André Santos mais recuados, Vukcevic, Matías e Yannick no apoio a Saleiro sozinho no ataque. Mais substituições, Postiga por Matías, Salomão por Vukcevic, Patrício por Tiago, e golo do Sporting. Decorria o minuto 71 quando Salomão assiste Yannick que isolado à segunda aumenta a vantagem para 2 golos. Parámos aqui para falar de Salomão. Que excelentes pés tem este jovem jogador. Para já não se agarra muito à bola, parecido com Nani, muita vontade em ser determinante no jogo do Sporting, conquista a cada dia que passa um lugar no plantel do Sporting.
Mais substituições com a entrada de André Martins e Liedson (a maior ovação da noite) para as saídas de Maniche (primeiro bom jogo com a camisola do Sporting) e Saleiro.
Vitória fácil do Sporting, o primeiro golo bem cedo ajudou a tranquilizar a equipa, o resto do jogo foi uma surpresa bem agradável tendo em conta o que se poderia esperar. Paulo Sérgio tem ainda muito trabalho pela frente, há lacunas na equipa que interessavam preencher, ou a aquisição de um guarda redes ou de um central, um médio criativo e possivelmente um ponta de lança.
Agora seguem-se Celtic, City e Tottenham nos Estados Unidos. O primeiro teste a doer é já no próximo dia 29 diante dos dinamarqueses, Nordsjaelland para a Liga Europa.
Os golos da noite
Comentários
Em termos individuais estou algo decepcionado com o Evaldo perde muitas vezes a bola na transição ofensiva, parece-me que para lateral arrisca demasiado.
Gostei mais da dupla Polga/NAC do que Tonel/Torsiglieri, mas estes últimos apanharam pela frente o Lyon no seu melhor período.
A equipa ainda se está a adaptar as novas ideias de Paulo Sérgio.
Pareceu-me mais organizada que nos últimos jogos. O Importante é que quando começar a competição a equipa esteja bem preparada.
Com mais um central e um guarda-redes a sério, teremos equipa com potencial.
o puto Salomão não engana!
O relvado está razoável, podia estar melhor, mas já o vi bem pior.
os jogos dos EUA vão dar nalguma televisão?
abraço!
os jogos dos EUA dão na SportTv.
SL
Gostei do Vitor Goias gostei da entrada do Matias e claro é óbvio que o NAC é daqueles que não engana excelente aquisição ... obrigado Moneytinho :).
SL,