Sporting 2-0 Lyon :: jogo de apresentação


Primeiro jogo em Alvalade, e contra muito cepticismo, primeira vitória inteiramente justa do Sporting. No dia em que foi apresentado o novo plantel diante de 28.341 adeptos Leoninos, ficamos a saber que Polga é o novo capitão do Sporting.

O primeiro 11 a entrar em Alvalade este ano foi: Golas, Abel, Tonel, Torsiglieri, Grimi, Pedro Mendes, Maniche, Veloso, Valdés, Vukcevic e Pogolle. Um aparente 4x1x4x1 que se desdobrava em 4x3x3 com bola e que começou a sortir efeito bem cedo, quando aos 3 minutos Tonel inaugurou o marcador de cabeça com assistência de Valdés. A falta de onde resultou o golo já tinha sido "cavada" pelo reforço chileno.

Nesta primeira parte, falando dos reforços há duas situações bem distintas. Valdés entrou bem, marcou o seu espaço, pautou o jogo do seu lado, foi interventivo, a mostrar que se pode contar com ele para ser titular. Na defesa, que tremeu como gelatina fresca, Torsiglieri a mostrar inúmeras dificuldades, ainda inadaptado ao que pretenderá Paulo Sérgio, foi sinal menos nestes primeiros 45 minutos.

Paulo Sérgio apresentou na primeira parte um meio campo e ataque bem próximo, em termos tácticos, do que pretende para este Sporting. Foi interessante ver os 3 médios defenderem em linha, Maniche, Mendes e Veloso quando a bola estava na posse dos franceses, e na transposição para o ataque, Valdés, Vukcevic (a subir de forma) e Veloso a assistir Pongolle na frente. Hoje Pongolle, no futuro certamente Liedson se o esquema for este que assistimos na primeira parte.

Cedo começaram as substituições, claro que o ritmo de jogo ia sendo alterado, mas curiosamente como normalmente acontece, o Sporting não baixou de qualidade e apresentou-se muito constante ao longo dos 90 minutos. Aos 30 minutos, saíram Golas e Veloso para entrarem Tiago e Matías. Com a entrada do Chileno, Mendes e Maniche fechavam o meio campo, Matías assistia no ataque Vukcevic na direita, Valdés na esquerda e Pongolle na frente.

Já perto do intervalo novas substituições, Valdés a sair e com direito a cântico por parte das claques do Sporting, tal como Pongolle, cedendo os seus lugares a Yannick e Saleiro.

A segunda parte começa com o Sporting num 4x2x3x1 (a variar com um 4x4x2 clássico), a defesa apresentou-se como a possível titular. Evaldo e João Pereira nas laterais, Polga e Nuno André Coelho (primeiro registo positivo no Sporting) a centrais. Começa a parecer claro que os centrais poderão ser entre Carriço, Polga e Nuno André Coelho, sendo as reservas para esse lugar de Tonel e Torsiglieri.

O Sporting passou a apresentar no meio campo Maniche e André Santos mais recuados, Vukcevic, Matías e Yannick no apoio a Saleiro sozinho no ataque. Mais substituições, Postiga por Matías, Salomão por Vukcevic, Patrício por Tiago, e golo do Sporting. Decorria o minuto 71 quando Salomão assiste Yannick que isolado à segunda aumenta a vantagem para 2 golos. Parámos aqui para falar de Salomão. Que excelentes pés tem este jovem jogador. Para já não se agarra muito à bola, parecido com Nani, muita vontade em ser determinante no jogo do Sporting, conquista a cada dia que passa um lugar no plantel do Sporting.

Mais substituições com a entrada de André Martins e Liedson (a maior ovação da noite) para as saídas de Maniche (primeiro bom jogo com a camisola do Sporting) e Saleiro.

Vitória fácil do Sporting, o primeiro golo bem cedo ajudou a tranquilizar a equipa, o resto do jogo foi uma surpresa bem agradável tendo em conta o que se poderia esperar. Paulo Sérgio tem ainda muito trabalho pela frente, há lacunas na equipa que interessavam preencher, ou a aquisição de um guarda redes ou de um central, um médio criativo e possivelmente um ponta de lança.

Agora seguem-se Celtic, City e Tottenham nos Estados Unidos. O primeiro teste a doer é já no próximo dia 29 diante dos dinamarqueses, Nordsjaelland para a Liga Europa.


Os golos da noite

Comentários

Anónimo disse…
Tá apresentado o campeão!
jmbb disse…
Este resultado é bem enganador do que foi o jogo. Na primeira meia hora o Sporting não criou perigo algum, para além de marcar o golo de bola parada. Por diversas vezes viu a sua baliza ser ameaçada. Só se começou a ver algum futebol no Sporting com a entrada de Matias Fernandez.
Em termos individuais estou algo decepcionado com o Evaldo perde muitas vezes a bola na transição ofensiva, parece-me que para lateral arrisca demasiado.
Gostei mais da dupla Polga/NAC do que Tonel/Torsiglieri, mas estes últimos apanharam pela frente o Lyon no seu melhor período.
A equipa ainda se está a adaptar as novas ideias de Paulo Sérgio.
Pareceu-me mais organizada que nos últimos jogos. O Importante é que quando começar a competição a equipa esteja bem preparada.
Pedro O. disse…
Vim de Alvalade com a sensação que falta um central para jogar ao lado do Nuno André Coelho - é ele e outro ao lado, como disse logo que ele foi contratado e hoje fiquei com mais certezas ainda.

Com mais um central e um guarda-redes a sério, teremos equipa com potencial.

o puto Salomão não engana!

O relvado está razoável, podia estar melhor, mas já o vi bem pior.

os jogos dos EUA vão dar nalguma televisão?

abraço!
Bancada de Leão disse…
Pedro,

os jogos dos EUA dão na SportTv.

SL
Sérgio disse…
Foi apenas mais um treino em que se viu com a entrada dos nossos internacionais + o crescendo de forma dos restantes deu azo a um jogo melhor por parte do SCP.

Gostei do Vitor Goias gostei da entrada do Matias e claro é óbvio que o NAC é daqueles que não engana excelente aquisição ... obrigado Moneytinho :).

SL,
Nuno disse…
Parceiro para o Liedson? Está lá um, até já jogou, e com sucesso, na frente ao lado do Leve...

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!