E agora Sportinguistas?









Este é um dos melhores textos publicados na blogosfera Leonina, e felizmente tenho a sorte de conhecer o seu autor. Aliás, no ano passado soubemos muito bem o que é sofrer pelo nosso Sporting no Estádio do Dragão. O que é sentir o amor eterno por este clube.

Como não gosto de ser incoerente, pois a certo momento há uma passagem do texto "Não seria por mim que haveria a manifestação aprazada para quarta-feira." e explica as suas razões, como já salientei outra iniciativa que visa estar amanhã em Alvalade e bem, como recebi por e-mail uma parte importante que interessa divulgar, porque também como ele vivo a mais de 300km de casa, não posso deixar passar em claro a situação grave que vivemos e salientar a parte mais pertinente do seu texto:

"(...) Não seria por mim que haveria a manifestação aprazada para quarta-feira. Não porque não me apeteça fazer-me ouvir em bom português. Não porque JEB e companhia não mereçam uma boa sacudidela que os desperte finalmente para o mandato que lhes foi confiado. Mas porque esse acontecimento, a ter lugar, em nada ajudará a causa pretendida. Antes servirá, devidamente aproveitado, como foram os que se lhe assemelharam anteriormente, para a estratégia de vitimização atrás da qual se têm escondido. Segundo os próprios se Sporting não está melhor isso deve-se aos adeptos. O que não deixa de ser verdade…

Não há oposição constituída no Sporting. Talvez tenha sido um erro, por desânimo e cansaço ou até por ingenuidade, mas a verdade é que JEB não se pode desculpar com obstáculos de qualquer espécie que não lhe tenham sido pela sua inaptidão para o cargo e pelo silêncio cúmplice e acrítico dos que o acompanham. No entanto a oposição é constantemente citada, como se pode ler na blogosfera quase diariamente, e geralmente identificada como não credível. A bitola que se exige a uns e a outros é variável. Interrogo-me que mais será preciso (não) fazer para continuar a achar que Bettencourt é credível.

Neste cenário difícil a estratégia e acção consequente é o caminho a seguir. As AG´s são os locais apropriados para discutir o clube e tomar decisões. Habitualmente tidos como críticos histéricos e inconsequentes, desejosos de protagonismo ou com projectos pessoais mal disfarçados, a blogosfera tem aqui uma oportunidade de demonstrar a utilidade que não lhe é reconhecida, lançando a ideia e criando condições para uma A.G. com um único ponto na ordem de trabalhos que é discutir o estado da nação leonina. Independentemente da visão e do alinhamento pessoal em relação ao clube quem tem medo ou acha inútil discutir o Sporting no momento presente?

Não é uma tarefa fácil – face às dificuldades acrescidas pela alínea c) artigo nº 52 dos estatutos do clube: “1 – Extraordinariamente, a Assembleia Geral comum reúne-se em qualquer data: c) a requerimento de sócios efectivos, no pleno gozo dos seus direitos, com o mínimo de mil e quinhentos votos, desde que depositem na tesouraria do Clube a importância necessária para cobrir as despesas inerentes - mas a sua viabilização será possível quão maior for a adesão.

Vivendo longe de Lisboa, não tenho outra possibilidade que não participar com a minha assinatura. E não tenho o perfil ou a influência necessária para ter êxito nesta tarefa. Nesse sentido, farei seguir um email para todos os que me parecem poder levar esta empreitada por diante. Quem se identificar com a proposta que apadrinhe a ideia, a faça sua e use a sua influência para a divulgar. Não quero louros nem são necessárias referências.

Sei que o mais natural é este apelo não ter continuidade e cair no saco roto da indiferença. Parece que o conformismo se estendeu aos que deveriam, pelo amor ao clube, assumir um papel mais interveniente. Notável hoje no Sporting é apenas o silêncio e a passividade. “Tenho saudades do futuro” diferente e melhor para o nosso Sporting, que não acontecerá se nos calarmos."

Comentários

Anónimo disse…
Não é possível ignora isto tudo e calarmo-nos porque acharmos que se criticarmos não nos leva lado a nenhum e só estamos a protegê-los! Chega! Eles vão ter a noção que são cada vez mais os sportinguistas contra esta direcção, contra estes chulos, contra estes destruidores do gigante Sporting, e vão perceber que ninguem é financiado, não são grupos de 10/20 pessoas, são os sportinguistas, eles vão perceber que vamos estar juntos para os tirar de lá! Chega deste pesadelo, chega de humilhações! Quinta-feira estádio vazio! Todos presentes amanhã na AG! Movimento Vão Cair! Pelo Sporting Tudo!
Anónimo disse…
gostei do texto e também concordo com a ideia de que é na AG que devem decidir mudanças políticas.

quanto ao anónimo de acima que acaba o comentário com "Pelo Sporting tudo" mas ao mesmo tempo incentiva a ter um estádio vazio na quinta-feira: se um dia fôr forçado, por circunstâncias geográficas (como de resto o autor deste blog e o autor do texto que cita), a passar épocas quase inteiras sem ir ao estádio, vai passar a dar valor a ir ao campo demonstrar amor pelo Clube e vai perceber a parvoíce que é achar que um estádio vazio contribui para o que quer que seja de positivo.

saudaçoes leoninas,
tiago
Anónimo disse…
temos pena.. mas é o que eles merecem! amanhã protesto, todos presentes! vão dar mais tempo a estes mamõe? santa paciencia..
Unknown disse…
Uma coisa é certa...algo tem de ser feito...e se nos ficarmos por comentar por escrito as ideias de cada um...sem que estejamos unidos, a lado nenhum chegaremos. Filipe Dias

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!