Só derrubando o regime



Falta de Liderança

Na organização do Sporting. Desde o topo da pirâmide. Faço um aviso prévio, fui a favor da eleição de Bettencourt mas admito que errei. Acreditava nas suas capacidades, na proximidade que tinha com os adeptos, mas um erro de casting que nos está a sair caro. Irrita-me que Costinha, por quem ainda cheguei a pedir calma se tenha transformado num prepotente líder leonino a mando dos interesses de Jorge Mendes. Estou farto de gente que se aproveita do clube, que está a destruir a identidade única do Sporting, se ache acima dos demais na luta por um clube que já foi Grande e que há muito caminha na sombra de feitos conquistados brilhantemente em outros tempos. Democraticamente há que esperar por novas eleições, mas podemos continuar a criticar por amarmos demais este clube, ou então quem sabe, acreditar que eles têm vergonha e saem pela seu pé.

A equipa e o dinheiro

Quando começou a época e até lembrando o dinheiro gasto na reabertura do mercado em Janeiro de 2010, acreditou-se que o investimento este ano poderia ser outro, quer em qualidade e valores envolvidos. Havia tempo para construir uma equipa que fizesse, pelo menos, melhor que a de Carvalhal. Lembro-me de discutir com amigos Leões e rivais qualquer coisa como "fazer melhor que o Carvalhal também não é difícil", pois bem, meses depois e com uma equipa completa (segundos os padrões que foram estabelecidos pela direcção), ontem conseguimos fazer bem pior que nos tempos de Carvalhal. Aliás, estarei curioso para ver o que diz o ex-treinador no programa habitual na RTP.

Houve tempo e até algum dinheiro para fazer uma equipa estável. À medida do que o treinador certamente pediu. Paulo Sérgio que até não costuma arranjar grandes desculpas, elogiar quando é verdade, nunca se queixou a não ser do Pinheiro. Mas, vendo o jogo de ontem, por exemplo, não nos serviria de nada um homem com 3 metros de altura se as bolas nem lá chegavam.

E foram as promessas de Costinha e Bettencourt, dos reforços que chegaram a por a blogosfera em histeria no último dia de mercado. Para redundar num enorme falhanço que já vem da época passada. Começamos a época sem um avançado capaz de ser substituto de Liedson, que como todos sabemos iniciou a curva descendente na história do Sporting. Devemos muito a Liedson, os 4 símbolos do Sporting, esforço, dedicação, devoção e glória, foram sempre bem caracterizados pelo "Levezinho", mas este dia estava marcado na agenda, com um "X" bem grande. Ainda assim, não fomos capazes de preparar uma saída com dignidade.

Contratamos jogadores que supostamente eram os melhores nas suas posições, do agrado de todos, para desaparecerem em qualidade exibicional. Evaldo, João Pereira e Maniche (embora este último, tenha vindo pela experiência e que eu nuca fui de acordo).

Da equipa deixem-me referir ainda um pormenor que por vezes faz a diferença. Antes de qualquer jogo, como por exemplo o de ontem, nós temos de escrever/falar sobre a equipa possível com os jogadores que estão disponíveis, e não sobre hipotéticas possibilidades. Se compararmos a equipa que eu colocaria em campo com a que Paulo Sérgio colocou, há 2 diferenças apenas. Parece pouco. Yannick não estaria na equipa, não jogávamos com 10, e o esquema apresentado seria um 4x2x3x1. E seria sempre esse a táctica trabalhada durante a semana (diria desde o início da época), obviamente tendo sempre um plano B. Parece pouca a diferença, mas poderia ser significativa, não sei se para vencer, porque depois há a qualidade dos jogadores envolvidos, mas não apresentava como ontem aconteceu confusões tácticas de cabeça perdida.

E como ainda é de equipa que falamos, falta-nos um "10", e dinheiro para colmatar as lacunas que já vêem da época passada. Notou-se na dificuldade que tivemos para abordar o mercado. E faltam extremos e em cima já falei da falta de avançados. E, 5 jornadas volvidas nesta época, a equipa é fraca. Pelo que demonstrou ontem e pela ineficácia desenvolvida ao longo deste últimos meses. Não espero grandes resultados esta época.

Falta treinador. E escrever mais era repetir o que todos sabemos, o que muitos pensam. Para isto, mais valia continuar com Carvalhal. O que nos levaria à última época, e que para isso o lugar desse teria sido melhor gerido internamente (aqui fui ingénuo a certa altura da época). E no final da última época contratávamos alguém com pergaminhos suficientes para treinar o Sporting. Parece uma espiral, e é! E não saímos dela!

Dizia-me um amigo por sms no final do jogo "resta esperar que os outros falhem e não perder já a paciência". Eu prefiro perder já a paciência, de uma só vez, porque os outros não vão falhar. Nós é que andamos a falhar há muito!

Comentários

BrunoMacedo disse…
Concordo em absoluto.
montoya disse…
Pedro,
o fundamental é o que referes no primeiro e penúltimo parágrafo.
Em matéria de reforços,ou da falta deles,vê a diferença de rendimento do Evaldo do ano passado para este...
Se sem ovos não se fazem omeletes,sem bons cozinheiros os ovos não servem para nada.
Anónimo disse…
Como benfiquista, rivalidades á parte gostava de ver o sporting e benfica juntos.Só que muitos benfiquistas e sportiguistas são burros e preferem que ganhe o porto e o braga do que o benfica ou o sporting.Quem se junta ao pinto da costa acaba por se entalar.Vejam o caso de manuel damasio e a seguir o vale e azevedo.O benfica quase morreu.
É o vosso caso Que presidente mais burro é insultado e ainda senta se ao lado do pinto da costa e ainda mete o costinha como director.
Acordem se faz favor.
Alfacinha benfiquista.
Antes lisboa que porto
Anónimo disse…
Estamos mortos... a verdade é essa. O único passo que demos desde os últimos tempos é que começamos a reconhecer isso. A verdade é que o Sporting não é e jamais será metade do que já foi. Acabaram com ele..

Sporting Sempre, estejas onde estiveres!


Mas por favor, não vamos deixar isto durar muito mais, está na hora mesmo na hora de tomar medidas, fazer sim uma revolução, encontrar diferentes soluções, está na hora dos sócios tomarem conta do Sporting! Que o Sporting volte a ser do povo sportinguista!
Anónimo disse…
depressao profunda porque perdemos na luz, nao é?
sinceramente, estando tao desapontado como a maioria dos sportinguistas, nao faço funeral nenhum. viver do anti-benfiquismo é isto: falar dum cadáver por perder na Luz. o campeonato começou há 5 jornadas, estamos à frente do campeonato que defrontámos na última jornada, este fim de semana. houve falta de dignidade e mentalidade e agora há que corrigir isso. há um pavilhao projectado e há que esperar que se construa. etc etc.

nao. é preferível voltar à espiral destructiva. realmente, nós, os sportinguistas, percebemos que falta atitude à equipa e clareza na planificaçao táctica. soluçao? pedir a cabeça de toda a estructura, dizer que os reforços sao uma merda e quanto ao treinador, enfim, "preferível o Carvalhal" é capaz de ser o insulto mais suave.

somos anjinhos, nao é? defrontámos um rival que passou os últimos dois meses a tentar destruir o seu próprio guarda-redes e a maltratar o seu principal goleador ao ponto de este os mandar calar e agora até comemos e calamos quando os benfiquistas fingem que isso nunca aconteceu. até lhes damos motivos para se esquecerem disso e encenarem a sua alegre uniao e comunhao.

acreditamos nesses mitos de que é o mendes que manda no sporting quando realmente, nem o mendes negociou nenhuma transferência milionária (leia-se, que lhe dê proveito) de um jogador do Sporting para o estrangeiro, nem trouxe reforços de renome graças à sua influência (a tal que toda a gente, sobretudo sportinguistas, dizem que tem no próprio clube). nao temos provas nem de que seja nem de que nao seja, mas a frase cola e quando a coisa corre mal, é mais uma pedra para atirar ao clube.

acreditamos quando tudo o que nao é sportinguistas nos diz que o nosso clube é um lacaio do porto quando realmente tentou a todo o custo nao negociar o Moutinho, quando apoio o candidato da oposiçao ao pinto da costa e último presidente com quem foi almoçar até foi o do benfica.

o pior do clube às vezes é mesmo os sportinguistas, porra. nao contem comigo pra essa guerra, uma guerra que na proxima vitória vai obrigar a umas quantas rectificaçoes (como com o Maniche, que quando marcou aos 90 contra os dinamarqueses afinal era bom, e agora depois de domingo afinal já nao é).

vejo o jogo, começo com vontade de criticar o clube e acabo a criticar os adeptos que acham que o clube já morreu ou está em coma. isto é que é triste, foda-se.

saudaçoes leoninas,
tiago
Bancada de Leão disse…
Tiago,

deixa-me começar por dizer aquilo que já disse noutro texto, não tem nada a ver com derrota com o benfica, olha no meu caso, é capaz de me custar mais perder com o porto que com o benfica, dada a geografia.

A questão não pode ser, nem deve ser, espiral destrutiva. Pedir a cabeça de estrutura que é idêntica nos últimos 8 anos e que nada de bom tem feito no Sporting...ou pouco tem feito.

A relação com o Porto está à vista e foi o nosso Presidente que assim o quis.

Não é guerra, quando não concordamos, assiste-nos o direito de exigir melhores soluções.
Anónimo disse…
Pedro,

nem sequer comentava especialmente este teu post (até me custou lê-lo depois da foto dos atletas do Sporting a fazer aquela saudaçao...) até porque tu reafirmas coisas que já tens vindo a dizer.

é mais contra o espírito de derrotismo de comentários feitos a partir dele e de algumas estratégias retóricas usadas mais para denegrir do que para reconstruir o que está mal no clube.

incrível a facilidade com a qual cada vez mais os sportinguistas aceitam liçoes de moral ("verdades que doem") de adeptos de outros clubes com um repertório tao ou mais manchado que o do Sporting.

e nao é por risota de fait-divers de velhotas em paraquedismo que deixa de ser o clube que é. o maior de todos.

no espírito crítico alinho, no obituário e no rasga-cartao (prática outrora tao presente noutras paragens, hoje em dia em delírio eufórico) já nao.

saudaçoes leoninas,
tiago
Anónimo disse…
"acreditamos quando tudo o que nao é sportinguistas nos diz que o nosso clube é um lacaio do porto quando realmente tentou a todo o custo nao negociar o Moutinho, quando apoio o candidato da oposiçao ao pinto da costa e último presidente com quem foi almoçar até foi o do benfica."

ahahahahahaha! que anjinhos!

ricardo
Bancada de Leão disse…
Tiago,

relativamente à imagem só um esclarecimento, obviamente foi para chocar mas não para me identificar com o acto em si que ela representa. Mas fica sempre bem, porque era um regime que também gostaria de ter derrubado.

O derrotismo que se fala está patente no post que mais tarde coloquei sobre os últimos 20 anos de Sporting, dos títulos conquistados e por aí fora.

Não é uma questão de obituário, mas sim de ver o Sporting regressar a uma identidade que eu um dia já vi!
Anónimo disse…
Pedro, nao te identifiquei com o regime da imagem, nem me passou pela cabeça.

e quanto ao obituário, nao falava necessariamente da tua opiniao. mais acima há comentários a dizer que "o clube acabou", etc.

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!