AG do Sporting




















Pessoalmente foi para mim um momento marcante. Pela primeira vez na minha vida pude assistir a uma AG do Sporting. Ali, no meio da família ver os problemas a serem debatidos com enorme Sportinguismo. Arrepiei-me!

Fui sozinho, tive algumas ajudas para chegar ao recinto (obrigado, Hugo), e fica já o aviso para quem de tarde questionava o que é o multiusos onde se realizou a AG. São Sportinguistas? Verdadeiros Sportinguistas? Então saíam de casa e vão ver o que lá se faz. O ecletismo!

Quando entrei no edifício para me inscrever como participante da AG fui brindado com um belíssimo momento. Preparava-me para esperar numa fila e à minha frente questionei um senhor se era ali que deveria efectuar a inscrição. Com uma resposta positiva fui brindado com o Grande Fernando Mamede. 

A AG começou com a presença de 800 associados e pela ordem dos trabalho definida e previamente anunciada, mas Dias Ferreira rapidamente fez questão de falar do ponto que a AAS pretendia ver inserido na ordem dos trabalhos. E que de uma forma cordial acabou por acontecer. A discussão sobre o estado da nação Leonina iria acontecer após a votação do Relatório e Contas.

Bettencourt fez a apresentação do relatório e contas, e sem entrar em grandes detalhes deixo 3 pontos que achei interessantes e que foram revelados, o resto está no relatório:

1. O Sporting tem actualmente 83.909 sócios efectivos, com  numeração de acordo com os estatutos;
2. O patrocínio do pavilhão (espero não ter ouvido mal) poderá estar resolvido até ao final de novembro;
3. Fez questão de dizer veementemente que o Sporting clube e o Sporting SAD são os mesmos. Não há divisões, e que até internamente as equipas de um e outro se confundem porque Sporting só há;

Depois falaram 6 associados que pediram a palavra para contestar o relatório e contas e passou-se à votação. A presença de Vítor Espadinha teve momentos interessantes, tanto nesta fase como adiante.

Votou-se. Eu pela primeira vez, como tinha dito em cima, votei numa AG do Sporting. Votei contra a aprovação do Relatório e Contas. Foi um voto claro de protesto. Não posso criticar algumas das decisões desta direcção ao longo dos últimos tempos no blog e depois não ser coerente. 

Note-se que o Relatório e Contas foi aprovado com 36% de votos contra. Segundo diziam, uma das piores votações de sempre. Foi um cartão amarelo a Bettencourt!

Depois seguiu-se a parte mais interessante ou que se esperaria da AG. Foram 32 os associados que se inscreveram para falar. Apenas consegui (motivos pessoais levaram-me a abandonar a AG) ouvir pouco mais de metade. Houve participações muito importantes, de gente que cara a cara com o Presidente manifestaram o seu desagrado e justificaram-na. Fico na memória com uma participação de alto nível, não revelo o nome pois não me parece justo, e mais uma vez Vítor Espadinha (figura pública) fez um discurso eloquente, com críticas assertivas e animou o Sportinguismo.

Quando abandonei a AG, muitos ainda estavam na fila para falar. A toada do discurso certamente seria a mesma, e espero que a bem do Sporting, o Presidente tenha respondido a muitas questões que foram colocadas, muitas delas já aqui faladas no blog. Bettencourt esteve quase sempre calmo, ouviu com atenção as críticas, tal como Costinha ouviu algumas (estava presente na AG). Considerações mais sobre a AG depois de estar completamente informado sobre tudo o que se passou.

Por fim falar do acto de pancadaria que o Correio da Manhã anunciou no seu site e afins redes sociais. De lembrar que a comunicação social não estava lá dentro, apenas pôde fotografar os primeiros minutos da AG. Pancadaria numa AG com 800 sócios...seria talvez metade dos associados a espancaram-se. Obviamente isso não aconteceu, foram 2 num pequeno desentendimento que passou e os trabalhos seguiram com normalidade. A comunicação social, pelo menos o CM, queria à força toda noticiar aquilo que lhe interessava mais para despertar a atenção dos seus leitores.

Sai da AG quatro horas depois de começar. Um dia para mais tarde recordar!

Comentários

Anónimo disse…
boa notícia a do pavilhao. esperemos as consideraçoes seguintes, entao!

saudaçoes leoninas,
tiago
Sérgio disse…
Varela,

Não será apenas o CM a querer extrapolar o desacato entre 2 sócios para uma sessão de "pancadaria" na AG.


SL,
Bancada de Leão disse…
Sim, anda muita gente a empolar, mas de uma coisa eu tenho a certeza que não foi pancadaria, nem nada que se pareça. Eu estava lá e vi. Agora cada um entenda como quiser.

SL
Anónimo disse…
sobre a alegada pancadaria, mais um caso de sensacionalismo, falta de rigor e falsidade na hora de escrever sobre o Sporting. nada de surpreendente, pois nao?

é bom saber também que houve debate sobre o estado actual do clube e que nao há unanimidade em relaçao ao rumo que está a ser tomado.

saudaçoes leoninas,
tiago
Pedro Varela,

Não fui a esta assembleia por não querer ir sózinho, vamos tentar, já que ambos estamos com um grande espirito sportinguista,no futuro tentar conciliar algumas coisa se for do seu interesse, obviamente.
Abraço
A reunião correu bem e concordo com grande parte da tua análise, havendo porém alguns pontos de discordância.

1) Vitor Espadinha teve uma 2ª intervenção muito infeliz quando tentou ridicularizar a norma interna do clube relativa à indumentária e sobretudo quando tentou achincalhar o Costinha com a piada já gasta dos seus fatos. Penso que ainda não percebeu que o SCP não é "Os Malucos do Riso.

2) A escramuça foi obviamente extrapolada pela imprensa como já se sabia que ia ser e idiota foi apenas quem deu motivos aos jornalistas para escrever algo aidna que exagerado. Não posso porém aceitar que Dias Ferreira diga que não foi nada pois naquele pavilhão houve um sócio que foi claramente agredido e isso é inaceitável.

Quanto ao mais parabéns.

http://pelomeusportingcp.blogspot.com/2010/10/ag-de-13-de-outubro.html
Luis Henriques disse…
Pedro Varela,
Não é só nos jogos que se sente o frenesim, nas AG's também e isto no bom sentido. Quando vou aos jogos fico em pulgas e nas AG's também: é o sportinguismo a pulsar. É por isto que não compreendo tanta acrimónia na blogosfera e tanto insulto entre sportinguistas, afinal TODOS AMAMOS O CLUBE. Obviamente que temos visões diferenciadas, mas não será possível cada sportinguista exprimir o seu ponto de vista sem ser apelidado de seguidist ou oposicionista, caramba! SOMOS TODOS DO MESMO CLUBE. E não faz mal nenhum que hajam visões diferentes. O que tem de haver é respeito mutuo. Por isso considero extremamente importante as palavras de desculpa do JEB para com alguns adeptos onde se excedeu. Isto só revela que é uma pessoa inteligente e sensata.
Desta vez não fui por temer alguns excessos fora do normal. Parece-me que houve excessos, mas nada fora do comum. Logo aprooveitados pela CS para empolar. Neste particular e com tristesa minha tenho de reprovar as palavras de Bessone Bastos, não por serem mentira mas por serem protamente aproveitadas pela impresa e devidamente amplificadas. De uma vez por todas temos de deixar de servir o "inimigo" e parece que a CS virou definitivamente nosso inimigo, sobretudo determinados pasquins sensacionalistas.
Não deixemos de APOIAR SEMPRE O NOSSO SPORTING, mesmo não concordando com tudo. O NOSSO GRANDE AMOR MERECE TUDO...
Bancada de Leão disse…
Luís Henriques,

Sei perfeitamente e tenho de pena de não ter assistido a mais AG, mas o facto de ser de Gaia não facilita, principalmente quando se realizam a meio da semana.

O Sportinguismo ontem esteve muito vivo, mesmo com os diferendos de opiniões.

SL

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!