Paulo Sérgio a falar : exemplar!













Paulo Sérgio falou e muito bem. Com ponderação, clareza e directo ao assunto. O comunicado de ontem demonstra assertividade, sem papas na língua sobre como os horários são dominados pelas transmissões televisivas. No entanto, quem estiver atento ao fenómeno do futebol sabe isso com toda a certeza. 

Nem todos é evidente. Rui Oliveira e Costa, que a cada programa mais me envergonha como representante do Sporting, ontem conseguiu irritar-se e indignar-se contra o nosso treinador (e eu sou muito crítico do trabalho dele) de uma forma que nunca o vi fazer por exemplo contra o Presidente, o Departamento Médico ou até em relação às escutas telefónicas. Escudou-se nos regulamentos. Já agora caro Rui, os regulamentos são aquilo que os clubes querem que seja. E o futebol sem clubes n\ao existe!

Paulo Sérgio fez aquele comunicado, na minha opinião porque precisava de esclarecer o que pensava sem que rapidamente a comunicação social e afins criassem um caso que no fundo só o iria prejudicar. Problemas já tem o nosso treinador que sobrem, seja da bipolaridade da equipa, lesões, distância pontual para o líder, dificuldade na concretização, e portanto não desejaria acrescentar à lista mais um que só iria aumentar a "chama da fogueira e aumentar as queimaduras"!

Acrescento eu, que Paulo Sérgio com aquelas declarações mostrou que não está submisso ao Porto, algo que nem todos da estrutura que o treinador faz parte podem dizer o mesmo!

Comentários

Anónimo disse…
""Só por maldade ou distracção é que alguém pode não perceber o que afirmei em relação à falta de horas de repouso entre os jogos da minha equipa. Estão a dar imagem de que me queixo que dão esse privilégio ao FC Porto e não dão ao Sporting, quando não foi isso que afirmei. Disse, aliás, que o “FC Porto jogava segunda-feira e bem”."

subserviência ao porto? nenhuma :P

não percebi nada da ideia do paulo sérgio. já li as declarações dele duas ou três vezes e continuo sem perceber. o problema são os jogos à segunda-feira? ou é o menor tempo de descanso do sporting? mas não foi o sporting que jogou na figueira numa segunda-feira? e em aveiro? e o próximo jogo contra o guimarães não vai ser jogado igualmente numa segunda-feira? e quantos clássicos é que já foram jogados em dias de semana nos últimos anos? eu lembro-me de 3 ou 4.

1 abraço
nuno
Hugo disse…
A mim pareceu-me que P.Sérgio fez o choradinho por não jogar na segunda feira.
Raio de mania esta dos clubes portugueses em não jogarem no domingo
Bancada de Leão disse…
Choradinho? Aquilo que seria lógico e que 24 horas mais davam sempre jeito. Isso e jogar contra uma equipa sem 4 titulares...que no domingo já devem jogar de certeza!
Unknown disse…
@corkiano aqui :)
n costuma ser fácil fazer comentários no teu blog, a minha conta Google n costuma ser reconhecida, estupidamente :( mas desta vez la vai!!
Deixa-me q te diga q até há bem pouco tempo, tb n era nada "adepto" do Rui Oliveira e Costa, mas ultimamente tenho-o visto em grande. pelos casos q falamos no Twitter e vários outros, anteriores. Simboliza aquilo q eu sinto q é o Sporting, pelo menos para mim:
- tem uma visao inteligente relativamente ao Sporting e ao futebol em geral;
- é pragmático e simples, normalmente;
- é atento e pertinente: repara ontem no comentário relativamente à falta sobre o Moutinho, do 3º golo (fdx, isto é q deviamos criticar, 2 jóias - Moutinho e Varela)nossas a jogarem tanto num rival... e tão desaproveitados q foram por nós) e ao fora de jogo no golo do Benfica.
- é imparcial para Benfica e Porto, acho-o mt correcto nesse aspecto;
- acho q poucas pessoas aturariam com tanta calma e classe o nojo q deve ser ter de fazer 1 programa de comentario com 1 gajo tao parcial e irritante, q demonstra tao bem o q é um benfiquista normalmente (felizmente tb há excepcões) como o António-Pedro Vasconcellos

Claro q há jeitos e tiques as vezes q n lhe ficam bem, mas nada de especial.

Quanto ao assunto dos horários dos jogos e as relaçoes com as transmissoes televisivas... é como te dizia no Twitter: as televisoes sao quem paga o futebol, mal de todos os clubes se n fosse o dinheiro dos direitos televisivos...
se desta vez fomos "prejudicados" por termos jogado em casa para a Liga Europa, para a próxima, quando os papéis se inverterem, seremos "beneficiados"! ou se calhar até ja aconteceu antes, e o Paulo Sérgio n reparou nisso...
Anónimo disse…
Hélder Marques, lá fora os horários são definidos pelas Ligas e as televisões ficam dependentes disso mesmo. A Espanha é a excepção onde as tvs ditam o horário. De qualquer forma, a preocupação principal das televisões é com as suas próprias Ligas.
O nosso problema é que aqui a Sport TV preocupa-se com as ligas estrangeira primeiro, as ligas estrangeiras em segundo e as ligas estrangeiras em terceiro. Repara que este ano, pela primeira vez, consegues conhecer o calendário com 4 semanas de antecedências. Até ao ano passado ficavas a conhecer o horário dos jogos 1 semana antes!!!
E depois há o absurdo da Sport TV utilizar os horários para as suas guerras. Basta ver o escalonamento dos jogos da Taça há 15 dias. Para a noite ficou o jogo entre os emblemas mais distantes geograficamente!!! Isto no que s echama aFesta da Taça, conhecida pelas romarias de adeptos que, neste caso, chegaram a casa de madrugada.
Eu não li/ouvi o Paulo Sérgio, mas como gajo que gosta de futebol basta-me aquela frase que A Bola tem na capa. Independentemnete das suas motivações, aquilo é verdade e é triste.

NT
Nuno disse…
A questão é simples: havendo jogos à segunda (e essa possibilidade é em si discutível), o Sporting também deveria jogar nesse dia. Não o fez porque não haveria janela temporal suficiente para albergar dois jogos a um dia de semana. Ponto final!

Um ponto é indiscutível, que é o da SportTV mandar nos horários, lesando os clubes a nível de horário e bilheteira. Gosto muito do Sporting, mas não faço 200 Km para ver um jogo às 20:00 de um Domingo. Nem um jogo que termine à meia-noite de um sábado. Nem um pai leva os filhos a essa hora à bola. Isto porquê? Para encaixar as transmissões das ligas estrengeiras. Quem negar isto, nega uma evidência, mas afinal, neste país raramente se discutem factos...

Numa nota não relacionada (ou se calhar...):
Capa do DN: ex-presidente do Sporting arguido no BPN. DESDE QUANDO LUIS DUQUE FOI PRESIDENTE DO SPORTING???? So se foi do Sporting de Tomar!!!!
####-se, alguem que ponha ordem nisto!!!!
Alexandre Calado disse…
Varela,

Acho muito bem e tal, mas deixa-me dizer que essa constante necessidade dos responsáveis do Sporting virem dizer que náo querem ofender o Porto é atitude à coninhas. Até o Baia demorou mais tempo a vir "justificar" a boca que mandou.

É impressionante. Claro que estão a ser enrabados pelo Porto. No entanto, não é nada contra o Porto, o Porto é um clube exemplar, bla bla bla, a sério: não há que ter medos.

E, depois disto tudo, o treinador ainda é criticado pelo Oliveira e Costa. É de rir, mas é consensual. Então primeiro ataca o Porto e depois o Joaquim Oliveira? Onde é que já se viu? Atacar um accionista da SAD com 10% (terceiro maior accionista), o dono da empresa que está a fazer a avaliação de viabilidade do canal, onde é que já se viu? Só tem é que ser posto na ordem.

Abraço,
Alexandre
Alexandre Calado disse…
Desculpa, quando escrevi sonsensual queria dizer coerente.
Anónimo disse…
acho que tens razao, Alexandre: pessoalmente acho que era uma guerra na qual o Paulo Sérgio nao tinha por que se meter pessoalmente (isto trata-se em privado e pelo Costinha, diria) e a maneira como se acabou por resolver dá essa sensaçao de subserviência. e essa reprimenda publica que aparentemente levou do tal comentador costa pode muito bem estar relacionada com isso, o que é triste.

quanto ao tema de fundo, inverteu-se aqui um conjunto de valores: aparentemente a TV tem prioridade porque é a TV que financia os clubes mas se nao houvesse clubes, a TV perdia um negócio mais que rentável. o ideal seria uma separaçao real entre as estructuras directivas das instituiçoes desportivas e dos media mas claro, estamos na Oliveiraland.

saudaçoes leoninas,
tiago
Hugo disse…
Portanto Pedro criticas(com razão) a submissão aos interesses da TV mas defendes os jogos à segunda feira. Um pouco contraditório
Bancada de Leão disse…
Hugo,

a questão das 72 horas demonstra o otário que foi o Rui Oliveira e Costa ao dar uma descasca em directo no programa de televisão. Na realidade a razão estava do lado de Paulo Sérgio porque ainda não estavam decorridas as 72 horas e portanto o regulamento não estava a ser cumprido.

Claro que eu prefiro clássicos, derbys e qualquer outro jogo aos sábados e domingos, mas se não for possível não vamos prejudicar o rendimento da equipa. Acontece que isso não acontece assim, a realidade mostra que quem manda é o Oliveirinha.

Portanto, contraditória? Não!

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!