Adoro futebol e uma boa parte da minha infância e juventude foi passada a jogar à bola. Ora em campos pelados, ora mais tarde em pavilhões onde pratiquei futsal. Mas o desporto sempre esteve presente na minha vida. Principalmente enquanto espectador. Vejo tudo de forma quase sempre apaixonada, mas reparo que é cada vez mais complicado ter heróis do desporto como tinha antigamente. Por isso, quando percebemos que há pessoas que desaparecem das nossas vidas, que por alguma razão, estão ligadas ao desporto e às irracionalidades que nos fazem vibrar com os seus feitos, sejam quais forem, ficamos tristes. Muito tristes! Na semana passada perdemos Quintana. Não sou Portista, como é fácil constatar, mas a perda de um jovem, profissional, de um clube rival (e também da Selecção Nacional) que tanto significou para o desporto é absolutamente trágico. Quintana, no Porto, representou tudo aquilo que eu desejo num adversário rival de alto nível. Qualidade incrível na baliza, defesas que valem ...
Comentários
Ainda não?
Estão à espera de quê?
Em relação a isto, para além do orgulho óbvio que todos os sportinguistas devem sentir por ver a sua formação reconhecida como uma das melhores do mundo, penos que poderá ser um prensente envenenado. Parece-me uma boa montra para jovens jogadores, mas também me parece uma boa montra para muito aliciamento a jovens. E o que acho preocupante é que talvez à excepção do Ajax todos os outros clubes particpantes são clubes com uma estrutura económica bastante superior ao Sporting.
E porque é que isso me preocupa? Porque acho que só quem é faccioso não reconhece o Sporting como a melhor academia portuguesa, portanto enquanto português e até enquanto Benfiquista é sempre interessante que o Sporting continue a formar bons jogadores, tanto para a nossa selecção como para os clubes rivais (vide simão, quaresma, etc.)
No entanto se o aliciamento for uma realidade, a história diz que os jogadores se perdem. Ver Zeferino, Tinaia, Fábio Paim, Edgar e outros que tais.
Espero que tal não acontença e que o Sporting tenha sucesso nesta competição, mas espero para ver..
antes de tudo obrigado pelo "disclaimer".
Realmente tocas num assunto que faz muito sentido porque se a montra por um lado pode ser bem interessante, por outro pode ser o tal presente envenenado para os jogadores saírem mais cedo.