Momento de Reflexão (II)












No seguimento do que aqui foi falado faço intenção de mostrar o que os leitores vão deixando nos comentários como ideias, soluções, o que lhe queiram chamar, no sentido de melhor a nosso clube. Assim será sempre mais fácil a sua discussão.

"Política Desportiva:


Acabar com empréstimos de jogadores a equipas da I Liga. Empréstimos a estas equipas apenas com a contrapartida de ter direito de preferência sobre jogador a seleccionar pelo Sporting.
Mercado preferencial de empréstimos deve ser o estrangeiro (Holanda, Bélgica, II Liga Inglesa), ou em último caso a II Liga.


(estou farto de ver o Sporting sustentar pançudos que ainda por cima só pensam em chupar $$ ao Sporting com vendas. Querem jogadores, peçam-nos ao Porto e ao Benfica...)


*****************************


Jogadores com mais de 30 anos não podem ter contratos com mais de 2 anos de duração.


Nenhum jogador da formação deve passar dos juniores para a equipa principal, devendo pelo menos rodar 1 ano.


Nenhum jogador deve ser emprestado mais que 3 anos consecutivos.


A equipa principal deve ter pelo menos 30% de jogadores formados no Sporting.


*****************************
Finanças/Futebol


Criar, a bem da transparência e ligação aos adeptos, um "balancete" de jogadores, em que numa coluna se marcavam os seus custos (valor de transferência + salários) e noutra o valor da venda (ou de retornos por empréstimos). Preferencialmente, nenhum jogador deveria ser vendido abaixo de, pelo menos, o seu "preço de custo".
Deste modo, seria fácil verificar a eficácia da política de compras/vendas."
(enviado por Nuno)

Comentários

Anónimo disse…
Pedro, é de louvar a tua iniciativa, foi eu o autor do 1ºtexto que dizia "Pensar em colher frutos da nossa formação e acrescentar garra nova a equipa".
Ontem pensando nisto, hoje leio num dos jornais desportivos que Baldé (emprestado ao Santa clara,vai voltar ao Sporting) agora pergunto-me,não puderia ser ele o tal " Pinheiro" , tem 1,93 cm.(penso ?)

Deviamos arranjar uma forma, de estas e outras ideias que os leitores escrevem,chegarem a estrutura do Sporting!


SL
Bancada de Leão disse…
eu li e lembro-me bem, se quiseres e concordares em escrever um pouco sobre isso coloca aqui ou envia-me por email porque considero colocar isso num post.

Abraço
Anónimo disse…
Boa tarde!

Acho que seria importante definir claramente o rumo que se pretende para o futuro, porque não menosprezar as outras modalidade e quando as coisas correm mal com o futebol dar atenção às outras modalidades.
Penso que seria importante também ter uma politica de contratações coerente, porque o que se tem feito é dizer que não há dinheiro e depois contratar à última da hora jogadores que não são úteis e acabam por ser bem caros para não jogar.
Por último é necessário que apareça uma alternativa porque exigir eleições antecipadas para depois não haver alternativas penso que isso não resolveria nada.
João
Mike BlitzGreen disse…
http://osangueleonino.blogspot.com/2010/12/o-caminho-que-nao-seguimos.html

Gostaria de acrescentar as minhas ideias a este excelente debate

SL

Miguel Damas
Bancada de Leão disse…
Miguel,

Fizeste muito bem, porque o teu texto é de leitura obrigatória!

SL
Mike BlitzGreen disse…
Não chegaria a tanto !! ;-)

Mas obrigado pelo elogio!!!

SL

Miguel Damas
Se seguíssemos estas regras a fundo, não tínhamos provavelmente jogadores como Acosta ou André Cruz, nem éramos campeões com Quaresma e Hugo Viana e Ronaldo e Simão podiam ter-se perdido em empréstimos. Como tal, não posso concordar com este post.

Sugiro antes outra coisa: novos ou velhos, o Sporting devia ter jogadores bons. Fossem eles o Renato Neto (duvido que não tivesse a ganhar a titularidade, se ficasse no plantel), ou o qualquer um dos velhos do Inter (Matterazzi, Zanetti, Lúcio, Samuel, Cambiasso...). Fora com Hildebrand, Abel, Grimi, NAC, Zapater, Matias (não vale em campo o que ganha, com muita pena minha), Djaló, Saleiro, e outros.
Anónimo disse…
Pedro, a questão dos emprestados, eu não sei como funciona a estrutura, isto é, se há uma observação regular dos jogadores emprestados, por parte do Sporting,ou se são compilados relatórios.

Faz-me bastante confusão ver jogadores emprestados pelo sporting, brilharem nas outras equipas.

A sensação que tenho muitas vezes é que,muitos jogadores que estão emprestados a clubes da I liga e jogam contra o Sporting, e acabam por nos ganhar, jogam com raiva e com sentimento de " O Sporting desprezou as minhas capacidades" e ficam felizes quando o seu clube (enquanto emprestados) nos ganha.

A falta de oportunidades de alguns jogadores, deveria ser pensada casos de ( Pongolle, Purovic, Tales...entre outros)

"os fracos líderes fazem fracas as fortes gentes."

Pode ser por ai que estes jogadores não tem aproveitamento, ou então falta de qualidade!



SL
Nuno disse…
"Se seguíssemos estas regras a fundo, não tínhamos provavelmente jogadores como Acosta ou André Cruz, nem éramos campeões com Quaresma e Hugo Viana e Ronaldo e Simão podiam ter-se perdido em empréstimos. Como tal, não posso concordar com este post. "

O Acosta esteve cá 2 anos e meio... qual é o mal de fazer contratos de 2 anos e ir renovando? O Sporting não se pode é dar ao luxo de fazer contratos de longa duração com jogadores em fase decrescente da carreira... ainda por cima bem pagos!
Quanto aos jovens rodarem, só se perdem se forem consecutivamente emprestados... o Ricardo Carvalho, o Couto, o Miguel Veloso e outros não se perderam ....
Anónimo disse…
Nuno :Os emprestimos são importantissímos na minha opinião, para os jogadores ganharem ritmo comptetitivo e maturidade, agora só acho "parvo" emprestar jogadores que ocupam posições que estão deficitárias no Sporting.


Ex: No ano passado emprestar André Santos,Pedro Mendes só veio em Janeiro,M.veloso não tinha a posição claramente definida.


Foi uma boa aposta este ano não emprestar Cedric Soares.



SL
Nuno disse…
# SL
Permita-me discordar :)
***
Nuno :Os emprestimos são importantissímos na minha opinião, para os jogadores ganharem ritmo comptetitivo e maturidade, agora só acho "parvo" emprestar jogadores que ocupam posições que estão deficitárias no Sporting.
***
Por exemplo, vejamos o Patrício. Tem qualidade, não será nenhum Damas, mas pode ser a curto prazo o GR da Selecção (tb não é preciso muito). Mas tem errado, como qualquer "rookie" erra. A questão é: o jogador ganha mais errando no "Belenenses" ou no Sporting? Este é um que já está queimado... O Pereirinha, e o Adrien. Ganharam alguma coisa em fazer parte do plantel? O clube ganhou alguma coisa? Atirar os jovens para a fogueira às vezes funciona... às vezes não. Depende do estado do clube (é mais fácil um jogador entrar numa máquina estável como o Porto do que no Sporting), e do próprio jogador. Ronaldos, pela sua qualidade e maturidade (futebolística) são excepções. Por outro lado, a entrada de "caras" na equipa principal faz inchar egos demasiado rápido... e depois temos Quaresmas, Vianas e Simãos, que exigem sair ao fim de meia dúzia de jogos, porque PENSAM que fizeram todo o percurso de formação...

***
Ex: No ano passado emprestar André Santos,Pedro Mendes só veio em Janeiro,M.veloso não tinha a posição claramente definida.
***
Provavelmente o André Santos teria jogado... mas a médio prazo, o que será melhor: um ano a titular, num clube sem grande pressão, ou jogar de quando em vez no Sporting, com a pressão existente (adeptos incluídos) de não poder errar, ainda por cima com a actual instabilidade da equipa?

*****
Foi uma boa aposta este ano não emprestar Cedric Soares
*****
Discordo... não joga... não evolui... para o ano é mais certo o João Gonçalves estar na equipa do que ele...
Anónimo disse…
Caro Nuno, realmente vendo nesse ponto de vista, o seu post está bastante interessante e elucidativo.Quanto ao Cedric, penso que, contra o levski será opção.

Mas a questão da formação é sempre um risco : " nunca se sabe quantos Ronaldos e Nanis teremos mais, ou quantos djalos e fabios paim virão mais". há que apostar na minha opinião, mas seguindo e acompanhando sempre os jogadores que rodam fora do Sporting, para depois se compilarem relatórios onde conste quem tem talento para jogar no Sporting e quem deve seguir outro rumo.


SL

Diogo
Nuno disse…
#SL

A formação é um risco. Mas as contratações também. O Sporting é formador, e deve continuar a sê-lo.
Quanto à política de empréstimos, acho que o Sporting deve rodar jogadores, mas dando preferência a campeonatos competitivos, e onde os jogadores possam actuar com regularidade. O caso do Brugge é um excelente exemplo.
O acompanhamento é indispensável (espero que o façam).
O que eu discordo é de empréstimos a equipas da I Liga, que não ~preferem no fim apostar em brasileiros, não fazem os jogadores evoluir (porque convenhamos, aqui joga-se a passo...), e ainda por cima não dão contrapartidas ao Sporting.
(o caso do Leiria o ano passado com o possível retorno do André Santos é um bom exemplo)

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!