O respeito por Abel!

imagem: Sporting.pt










Abel lesionou-se com gravidade e neste momento da sua vida (últimos dias de contrato com o Sporting que termina em Junho) há que haver prudência no tratamento de um profissional, que mesmo não tendo qualidade "futebolística" para ficar e que certamente faria parte da "limpeza" que se espera para a próxima época, dificilmente aos 32 anos arranjará colocação.

Compreendo que o Sporting não é um asilo, nem muito menos um casa de misericórdia, mas Abel tem sido um profissional como poucos tem havido no Sporting, claro que seria muito fácil criticá-lo e rapidamente nos livraríamos dele, mas há também uma cultura que deve ser preservada no Sporting de acompanhamento dos profissionais mesmo nos momentos mais complicados. Com quase 6 épocas no Sporting, consecutivas, seria fácil renovarem por mais 1 ano, com um salário inferior, no sentido de não abandonar o jogador. A Direcção ficava bem vista, mas sinceramente o que é preciso é uma solução que não prejudique o Sporting e que seja de "agradecimento" pela postura do jogador para memória futura para outros. Uma "win-win situation"!

Abel não iria ter hipóteses na próxima época. Do ponto de vista de qualidade futebolística nem no banco iria ser uma solução, e com esta lesão estará apto lá para Novembro, daí, e não estando por dentro do balneário e não sabendo das reais necessidades da Academia, talvez no próximo ano, e querendo o jogador terminar a sua carreira como jogador, assumir uma posição na formação. O "Professor" Abel poderia ter um papel importante na formação de novos jogadores.

Independentemente de tudo, espero que esta Direcção decida em consciência porque apesar de tudo, Abel é um ser humano que nunca desrespeitou o Sporting e que serviu com a qualidade possível como alguns não foram capaz!

Comentários

Sisnando disse…
Subscrevo!
Não é um jogador de top, claro, mas tem sido um magnífico profissional.
E é uma pessoa bem-formada.
Pedro,

Como disse no BN ao PLF o Sporting tem aqui uma boa oportunidade de marcar a diferença que tantas vezes reclama e nem sempre assume.

Abraço!
Nuno disse…
Concordo com tudo o que disseste Varela!

É fundamental não abandonar o jogador neste momento e pelo seu carácter possivelmente teria algo mais a dar ao Sporting depois de acabar a carreira como jogador.
Anónimo disse…
Respeito por abel??

Só posso fazer o seguinte comentário: os cãoes ladram e a caravana passa!!
Nuno disse…
Anónimo,

O Abel não foi nada feliz nessa frase, mas não passou de um desabafo a quente, quando, além do treinador, não havia mais ninguém a dar a cara pela equipa!

Se não me engano, essa frase deve-se aos assobios dos adeptos DURANTE o jogo.. e com isso acho que muito está dito. Estamos numa fase de mudança e reconciliação por isso prefiro não me alongar nesse tema, que já é passado!
Bancada de Leão disse…
LdA,

eu li e tens toda a razão, é um desses momentos.

Anónimo,

como disse o Nuno, é um momento a quente, e que provavelmente até terei criticado na altura, e quantos de nós na nossa vida profissional não temos desses momentos? O mais importante é como diz o Leão de Alvalade.

SL
Pereirinha disse…
Caro Pedro Varela,

Concordo, em absoluto, com as suas palavras. Abel, ao contrário de outros, incluindo jogadores que sairam da Academia, sempre teve uma postura de grande profissionalismo e sportinguismo. Aproveito a oportunidade para referir um jogador, que se arrisca a sair pela porta pequena que, na minha modesta opinião, merecia o respeito de todos os adeptos e associados leoninos. Refiro-me ao Nosso sub-capitão Anderson Polga.Sempre presente nos momentos mais díficeis e revelando uma entrega e sportinguismo inquestionáveis considero que a sua saída deverá ser além de ponderada, uma saída digna.

SL

Bruno Pereirinha
André Calvário disse…
Concordo com o post.
Abel deve claramente renovar e posteriormente ser convidado para funções de formação no clube.
A menos que a lesão o faça ponderar terminar a carreira já e aí deve ser convidado já.
SL
Anónimo disse…
Pode-se não gostar do jogador Abel,eu gosto, mas nunca foi por ele que o Sporting tremeu ou perdeu,pode não fazer a diferença mas também não compromete. Merece a renovação e já a merecia antes da lesão. Grande profissional merecia mais a braçadeira de capitão que Moutinho Polga E Caneira juntos...
saviolz. disse…
Boa noite, gostei muito do seu blog e queria perguntar se está disponível para uma troca de links, o meu blog é este:
http://a3d.blogs.sapo.pt/

Fico à espera de uma resposta, obrigado.
Anónimo disse…
O Abel é um grande homem e um grande profissional que representou o sporting com grande dignidade.
Deve o Sporting agora, e porqur somos o grande sporting ajuda-lo nesta hora dificil e só o deixar sair após estar completamente recuperado da lesão ou então renovar-lhe o contrato por mais uma epoca com valores baixos.
sporting sempre

Carlos silva
El_meclas disse…
Bom jogador e um profissional fantástico. Merece um lugar no Sporting, desde treinador a roupeiro. Será uma boa solução para as camadas jovens do futuro.

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!