Que fazer com o lixo?



Há momentos na vida de um clube em que a Direcção deve parar, pensar e actuar no sentido de perceber o que é melhor para o Sporting. Bem, na realidade deveria ser sempre, mas já que não é, vale a pena reflectir sobre o que fazer com o "lixo" que está em Alvalade, adquirido sem sentido, nem que para isso sejam tomadas medidas drásticas.

A questão que se coloca sempre é o dinheiro. Hoje avança-se na imprensa que são necessários 7 milhões de euros para dispensar jogadores como Caneira, Maniche, Grimi, Pedro Silva, Purovi entre outros. E como bem sabemos, dinheiro não abunda em Alvalade e a importância da soma é tal que poderia significar um jogador valioso para a próxima época.

Se os jogadores não encaixam no plantel, e ao que parece, finalmente há um treinador em Alvalade que vê aquilo que está à vista de todos há pelos menos 2 épocas, as medidas devem ser tomadas a pensar no médio/longo prazo. Ou seja, se o Sporting para limpar uma equipa...cof cof, aquilo nem era bem uma equipa, precisa de gastar tanto dinheiro implicando para isso não contratar um reforço anunciado em campanha, então que assim seja. O problema não é adoptar este caminho, o problema é que durante as eleições nunca se quis falar disso.

Godinho ainda começou por falar em limpeza de balneário, mas já na Direcção foi Carlos Freitas que falou em "boa base" para a próxima época, percebendo claramente que alguns problemas iriam surgir na dispensa de jogadores.

Claro que também podemos adoptar outro caminho. A Academia tem muito espaço, e não estando ninguém interessado em determinados jogadores, porque não colocá-los de parte a treinar. É um método brusco? Sem dúvida. Mas os interesses do Sporting devem vir sempre em primeiro lugar, e alguns deles certamente compreenderão que o sacrifício é em prole do clube. (ah, a ironia)

Também havia uma forma engraçada de tratar deste assunto. Chamava-se o Bettencourt e o Costinha ao estádio, e propunha-se um trabalho comercial/agente de colocação do "entulho" que eles conseguiram comprar. E como prémio pelos objectivos cumpridos, no final, entregava-se uma gamebox a cada um com direito a assistir ao futebol e às modalidades. Ou não são Sportinguistas?

Comentários

Alexandre disse…
Varela,

Os jogadores até podem nem ser bons, mas agora tratas-os como lixo? Epá, o que é isso? E, depois, já estás pronto para culpar mais isso ao Bettencourt/Costinha esquecendo que vários deles chegaram com o... bem, Carlos Freitas! E estás ainda mais pronto para os meter a treinar à parte?

Confesso que este é, de longe, o post que mais me decepciona. Claro que os jogadores são fracos, mas são do Sporting. Eu posso não gostar do Balboa ou do Jorge Ribeiro, mas não me refiro a eles como lixo. E, infelizmente, há jogadores que foram colocados a treinar à parte, mas isso é uma solução de último recurso e meramente temporária.

E outra coisa: há contratos, assinados por todas as partes com liberdade e consciência do que estavam a fazer, portanto há que aceitar que os jogadores reivindiquem o que é seu direito. Se gosto de ter o Balboa ou o Zoro a arrastarem-se para receber o seu? Não. Mas é do direito deles e só posso compreender.

Custa-me perceber este texto, bem como a volta de 180º que deste. E, acredita, acho bem que apeles à unidade e que estejas de espírito aberto em relação a esta Direcção.

Abraço,
Alexandre
Anónimo disse…
Subscrevo... esse método de encostar jogadores para o calabouço é uma falta de respeito.
Mas é de facto uma situação dificil de resolver.

miguel
Bancada de Leão disse…
Alexandre,

Mas agora estamos com pruridos? Sempre foram jogadores, principalmente os contratados por Bettencourt/Costinha, que nunca deveriam ter entrado no Sporting. Entraram sim? Têm contratos? Sim. Cumpre-se. Simples. É o que eu digo, ou paga-se ou então treinam à parte. Ele só querem ver a parte deles, eu vejo a parte do Sporting.

Não disse para rasgar o contrato como era hábito pelo "teu" Presidente! ;)

Quando à volta...eu posso esperar isso de quem não me lê com regularidade agora de ti....eu não dei volta nenhum e no texto até faço menção ao facto de durante as eleições não se ter falado nisso, até parece que não sabia esta direcção do problema que ia encontrar pela frente. Eu tenho apelado à união em torno da equipa, mas quando tenho que criticar a Direcção faço-o sem problemas.

Não estou de espírito aberto a não ser pelo Sporting!


Miguel,
encostar jogadores é uma prática corrente no teu clube, isso ou dar-lhes porrada!
Paiva disse…
O cabeça de cotonete e o bostinha já desapareceram do mapa…só foram sportinguistas enquanto se serviram do clube, porque desde que saíram que nunca mais foram vistos por Alvalade.
Era fazer uma queixa crime por gestão danosa e incompetente a estes filhos de uma cabra ou então deitá-los para dentro do fosso e meter-lhes cimento em cima.
Gastaram o dinheiro que gastaram a contratar primos e amigos para dentro do clube pagos a peso de ouro e agora quem vier que feche a porta?!

MORTE AOS TRAIDORES!!!
Nuno disse…
Há sempre a hipótese de lhes dar o tratamento aplicado ao Adriano... esse também não queria sair, e lá foi convencido...

Mais a sério... os contratos são para cumprir. Desculpem, mas esta é a minha posição PARA OS DOIS LADOS!!! Ninguém obrigou o Sporting a renovar com o Maniche ao fim de 20 jogos... do mesmo modo que não aceito que um jogador faça "birra" ao fim de meia dúzia de dias porque pensou melhor na vida e quer ganhar mais...
Claro que deve ser explicado que os jogadores não contam... cada um faz o que acha melhor para a sua carreira... fica um anito a correr na Academia... lá terá que ser.
Há casos e casos... mas parece-me que algum desse entulho tem mercado... há que tratar caso a caso, sem pressas e sem cair em precipitações.
Bancada de Leão disse…
Nuno,

concordo e foi o que disse no texto, há que tratar das coisas, chateia-me o facto da Direcção parecer que não saberia do que ia encontrar, mas não sendo possível, o recurso deverá ser uma situação como a que falo em cima.
Alexandre disse…
Varela,

Percebeste mal o que escrevi ou então defendeste-te habilmente. Claro que o que dizes no concreto é isso. Só que o que eu evidencio é o tom e a oportunidade. Saem notícias a dizer que é necessário libertar uma série de jogadores e tu tratas logo de lhes chamar lixo e de abrir a porta à Direcção para os colocar de parte, faltando pouco para os meteres a tratar da relva e a servir águas aos miúdos da formação. Mais uma vez, os dirigentes actuais do Sporting ficam sem qualquer responsabilidade. Quem é responsável é o JEB e Costinha (sendo que, curiosamente, dos nomes por ti apontados só Maniche veio com esta Direcção, tendo todos os outros chegado pela mão do CARLOS FREITAS) e os jogadores, que para além de lixo são uns acomodados.

Porque é que não se diz: Carlos! Se achavas que eles eram bons para o Sporting há 2 ou 3 anos, certamente que explodem na próxima temporada ou deve ser fácil arranjar clubes para eles.

Quando falo em desapontado é porque sei que gostas mais do Sporting do que a maneira como falaste dos jogadores. Quando deixam de interessar são lixo?

Gostei da boca! ;) Mas não te devias esquecer que o Sporting "rasgou" o contrato com a Sagres, alegadamente insatisfeito com os termos do mesmo. Isso já foi resolvido?

Abraço
Anónimo disse…
Faço minhas as palvras do Alexandre. Vim aqui diariamente por altura das eleições iludido com uma real mudança e empolgado com que ia lendo aqui.

Depois , enfim, encontramos coisas destas que me recuso de apelidar de texto. O Alexandre tem razão e há muitos sportinguistas que não gostam que se trate os seus jogadores como lixo. Tem piada que por aqui até li em certa altura alguns elogios ao Maniche durante a época.

O que diz o Alexandre é para tu pensares: «Custa-me perceber este texto, bem como a volta de 180º que deste.»
Isto faz-me lembrar o dia em que insultaste aqui o Moutinho como se o homem tivesse culpa da negociata vergonhosa.
Já agora o Nuno André Coelho também é lixo?

Acabo dizendo que facilmente juntava a este teu post uma meia cheia deles anteriores e os rotulava de lixo. Mas tu não ias entender.

Pode ser que lá para Novembro regesses ao teu modo - vamos varrer o lixo todo do clube - como tem sido hábito nas épocas anteriores.

Podias ter aqui um blog de caracter e personalizado mas preferes ter uma espécie de diário bipolar.

SL
Rui
Bancada de Leão disse…
Rui,

esse discurso é um pouco esgotado, sempre a bater numa tecla que é sempre fácil e normal para quem não faz trabalho diário.

Tu leste elogios pontuais ao Maniche? Tenho algumas dúvidas, e é só carregar na "etiqueta maniche" e ver o que eu tenho dito.

"Apenas que posso concordar com a vinda de Evaldo, o regresso de André Santos e mantenho muitas reservas em relação a Maniche."

Isto foi na apresentação.

Daqui se mostra como as críticas por vezes não são fundamentadas, é fácil criticar-se quem diariamente tem a coragem de dar a sua opinião, mesmo que seja "incoerente" (como gostam de chamar) para alguns.

Insultei o Moutinho, expliquei o negócio, sei perfeitamente como correu, e voltava a insultar apesar de saber o seu valor e de não ter a culpa na totalidade do processo. Mais uma crítica que fazes sem fundamento.

Admito que não gostes do que escrevo, e nem é isso que me preocupa, mas não atires o barro assim com tanta força à parede que pode cair!

SL
Nuno disse…
Uma palavra para o Manuel Brito, que muito deu ao Sporting.
R I P!
Bancada de Leão disse…
Nuno,

falei dele há uns dias quando se soube da morte dele.

Enorme Leão!

SL
Anónimo disse…
Acordaste com os pés para a lua, ou então estás mesmo Doente. Eu só comentei um post teu sobre o SCP, e tu respondes-me com FCP, já mudavas o disco...

Estas situações são normais em quase todos os clubes, os jogadores querem orientar-se com € porque normalmente querem investir noutras coisas. O ideal seria que ambas as partes (clube e jogador) saíssem satisfeitos.

Quem fez essa cláusula ao Maniche, devia estar mais drogado que o Rodriguez quando à poucos dias assinou pelo SCP. Podiam simplesmente fazer contrato de um ano e dps se quisessem renovavam.


miguel
Bancada de Leão disse…
Alexandre,

volto a referir que o lixo é uma palavra forte para adjectivar jogadores que não têm capacidade para fazer parte de um plantel do Sporting. Não vamos tratar mal o jogador, não vamos deixá-los morrer à fome, nem vão passar dificuldades.

O que eu acho engraçado é que queremos, Sportinguistas, o melhor para o clube, estamos em depressão profunda há 2 anos, mas ficamos chateados quando chamamos os "bois pelos nomes".

E a sério, não tente passar a imagem que eu agora estou a favor desta ou doutra direcção.

EU APOIEI A CANDIDATURA DO BRUNO.

Perdeu. Sem dúvida. Continuo a falar das suas acções pós eleitorais, mas não entro em política de terra queimada. Só isso!

SL
Alexandre disse…
Já agora, digo-vos uma coisa do Manuel Brito que, se calhar, não sabem. O Manuel Brito jogava melhor futebol do que andebol. Penso até que foi atleta de andebol por acidente, porque ele era craque com a bola nos pés.

Uma nota de "provocação": o problema não está em quem insultas (embora, enfim, seja tão fácil insultar jogadores e treinadores), está sim em quem deixas de insultar. ;)

Abraço
Bancada de Leão disse…
Alexandre,

Eu não insulto ninguém e se não tenho feito tantas críticas nos últimos tempos, é porque a moderação me tem "obrigado".
Anónimo disse…
Pedro Varela

que tu aches que te justificas com saídas airosas do tipo mandar barro à parede com força e cair é um problema teu.
eu nem me dou ao trabalho de te mostrar frases tuas das facetas várias que vais mostrando.
Só te digo isto, nos 3 golos oficiais que o Maniche fez esta época nunca te vi referir o atleta como lixo.
É deselegante, não te fica bem e é infantil.

Se não te dás bem com as críticas fecha os comentários, agora não faças os outros passar por parvos.

Ainda o teu último comentário é de bradar aos deuses. Tu não insultas ninguém?
Queres uma lista de insultos que já li teus ao peseiro, bento, carvalhal, santos, sérgio e etc ?
tu insultas com tanta facilidade que nem consideras ... insulto.

Olha, e eu também não ando a dormir , sou leitor muito mais assiduo de outros blogs que não o teu e sei perfeitamente de ontem vem a tua "moderação".
Ambos sabemos de onde vem tanto apelo à união depois de teres mostrado todo o desprezo por quem agora te preside.
Desprezo que desapareceu depressa. É o que dá a vaidade e a falta de capacidade de dizer "não" a quem manda.
Muita garganta, muita prosa, mas depois gostamos todos de lanchinhos.

SL
Rui
Bancada de Leão disse…
Rui,

Felizmente eu sei o que sou, para onde quero ir e como quero ir.

É engraçado que se sabes assim tanto, não digas claramente o que insinuas, principalmente a parte dos lanchinhos, mas olha que eu durmo sossegado todas as noites e de consciência tranquila.

Para mim só o Sporting interessa!

SL
Alexandre disse…
Utilizei a palavra "insulto" porque tu próprio a utilizaste quando te referias ao Moutinho.

A moderação "obriga-te"? Não percebi.

Mas foi apenas uma "provocação". Apenas quis partilhar uma curiosidade do Brito.
Bancada de Leão disse…
Oh Alexandre,

deixa-me lá esclarecer senão aparecem os "Ruis" da vida a dizer que é por causa dos convites da Direcção e afins.

Ei critiquei a Direcção em época de eleições, apoiei o Bruno, perdeu. Devo moderar-me e estar vigilante ao que vai sendo feito. Criticar quando é necessário e elogiar igualmente.

Só isso!
Alexandre disse…
Quanto à resposta anterior (que não vi antes), quem utilizou a palavra lixo foste tu. E, atenção, não acho em nenhuma circunstância que chamar lixo aos jogadores seja chamar os bois pelos nomes. Aliás, volto a repetir, se queres chamar os bois pelos nomes não responsabilizes quem não teve responsabilidade por trazer esses jogadores.

Mais uma vez, as eleições acabaram há vários meses. Não é isso que está em debate. O que está em debate é o pré e o pós. E reconhecerás que a minha crítica não é isolada e não sou apenas eu a destacar a inversão completa de discurso. Dizes que estás moderado, mas o facto é que agora exploras toda e qualquer nome lançado nos jornais, não vejo um jogador que te cause apreensão, pedias que não houvessem euforias na apresentação do Domingos para depois considerares as euforias normais e inevitáveis, imitaste-te a acompanhar a Direcção na negação do episódio Duque, já responsabilizaste o Pedro Mil Homens por tudo o que se passa na formação e agora diabolizas os jogadores que apenas se limitam a defender os seus interesses.

Só te sugiro uma coisa. Cuidado, porque alguns deles ainda vão fazer parte do plantel e depois lá terás que dar novamente o braço a torcer.

Espero que não leves a mal esta "pressão construtiva". ;)
Bancada de Leão disse…
Alexandre,

Todos os nomes da direccção? É assim que se começam as incoerências e eu sem culpa.
Nunca adoptei a postura de falar de grandes nomes sem estarem confirmados, relativamente a Dayro Moreno fi-lo porque tinha sido confirmado na própria transmissão televisiva. De resto, só falo quando tu está acertado.

Aceito todo os nomes? Quem? O Rodriguez? O Carrilo?

Calma...deixa a equipa começar e cá estarei para falar do que for necessário.

Negação do episódio do Duque? Mil-Homens?

Calma...pode o Sporting ter alguma tranquilidade. Estamos na "silly season", deixa as coisas fluírem.

Se eles continuarem no plantel, cá estarei para falar do que for necessário. Sabes que nunca me escondi.

Já cá ando há tempo suficiente para saber defender-me. E não sou o dono da razão.

E faz o favor de continuar com a pressão construtiva.

SL
Alexandre disse…
Entretanto respondi sem ler o teu último comentário. Mas a resposta vai ao encontro do que tu dizes.

Eu bem sei que essa é a tua intenção. Sabes bem que nunca pensaria em ti como um avençado da Direcção. E sabes bem quanto respeito a paixão que tens pelo Sporting. Mas, sinceramente, tal como te disse aquando do período eleitoral que estavas a ser excessivo na diabolização dos adversários do Bruno, hoje recomendo-te que leias o que tens escrito desde o arranque do período eleitoral.

É que procurando ser moderado, hoje és dos blogues do Sporting mais comprometidos com a Direcção. Aliás, acho que todos esperamos pela secção de crónicas da Irene. E, digo-te, isso seria verdadeiramente delicioso. ;)
Bancada de Leão disse…
Alexandre,

com a eleição já concluída:

http://bancadadeleao.blogspot.com/2011/04/dentro-de-momentos.html

http://bancadadeleao.blogspot.com/2011/04/acusacoes-graves.html

http://bancadadeleao.blogspot.com/2011/04/as-promessas-de-godinho.html

http://bancadadeleao.blogspot.com/2011/04/godinho-lopes-presidente.html

http://bancadadeleao.blogspot.com/2011/04/cuidado-com-as-promessas.html

http://bancadadeleao.blogspot.com/2011/04/40-milhoes-de-godinho-lopes.html

http://bancadadeleao.blogspot.com/2011/05/20-milhoes.html

Queres mais críticas?

Não me digam que sou isto ou aquilo...

SL
Bancada de Leão disse…
Alexandre,

Quando dizes:

"Porra, tantas das coisas que eram facilmente antecipáveis - falta de dinheiro, Directora de Comunicação encostada, lutas de poleiro, alvos para contratar medianos, indefinição em relação ao plantel - estão a acontecer e tu nem as reconheces? E as críticas que indicas é uma frase de uma entrevista e a foto da página de entrada do site? "

1. falta de dinheiro, calma, deixa ver a apresentação da equipa e depois falamos;

2. directora de comunicação, leste bem o post que fiz sobre ela? ora vai lá ver....

3. lutas de poleiro...sem dúvida que nisso aceito a crítica, deixei andar um pouco até porque quero ver quando a estrutura estiver em acção, mas como sabes, ou deverás saber, eu tenho algum "respeito" se assim se pode dizer pelo Duque, é um "mafioso" imprescindível!

4. indefinição do plantel? a época acabou há 2 semanas, vamos esperar pelo que vai ser constituído, e serei crítico se justificar;

Portanto, eu reconheço os episódios todos do Sporting e estarei cá no momento que for oportuno.
Anónimo disse…
e a entrada o cunha vaz também é para dar tempo ao tempo?
que vergonha!
só quem não conhece o passado deste senhor é que pode aceitar uma coisa destas. Godinho a trabalhar para os amigos.

Mensagens populares deste blogue

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!

Desperdiçar uma liderança forte!