Primeiras observações sobre os estatutos
A alteração dos estatutos foi uma bandeira importante durante a campanha eleitoral. Há muito que se pede entre o universo Leonino uma revisão profunda dos artigos que regem a vida do nosso clube.
Hoje ficamos a conhecer a proposta de alteração dos estatutos que vai a votação no próxima dia 23 de julho numa Assembleia Geral para o efeito.
No texto em baixo, está em detalhe os artigos que vão ser alterados, o momento é dos mais importantes da vida do clube, e se a data escolhida para estas decisões já de si é infeliz, parece-me que apenas 10 dias para perceber toda a envolvência das mudanças que são propostas e mesmo com 2 sessões de esclarecimento é pouco para decidir em consciência. Quase que valia a pena fazer ao contrário, primeiro as sessões de esclarecimentos e depois marcar-se a votação.
É que não basta ouvir quem se propõe a alterar, é preciso que as vozes discordantes (ou com outro ponto de vista) manifestem a sua opinião e que no conjunto dos esclarecimentos possamos ter dados suficientes para votar em consciência.
Uma das medidas que "salta à vista" nesta proposta de alteração é o reforço de poderes do Conselho Leonino, bem como o aumento de 50 para 70 elementos. Ora, isto num órgão que não tem funcionado bem, ainda por cima tentando fazer crer que são pessoas mais avalizadas para definir o futuro do Sporting, é passar um atestado de incompetência aos restantes associados.
São muitas as dúvidas (a votação é ponto a ponto ou em grupos?), e já sabemos que os estatutos nunca irão agradar a todos, mas pelas primeiras informações parece-me que estes estatutos foram "cozinhados" em panela de pressão. Vejamos o que nos reservam os próximos dias!
Comentários