Uma AG histórica!

















Um dia importantíssimo na história mais recente do Sporting. Às 14 horas no Pavilhão Atlântico começa a discutir-se a alteração dos estatutos do Sporting. Ponto por ponto, será com toda a certeza uma longa e interessante "batalha verbal" por um novo futuro.

Infelizmente não vou poder estar presente, e muito me custa o facto de falhar esta AG de vital importância para o nosso clube. Já o tinha referido noutras alturas que achava errado a marcação para Julho deste importante encontro entre associados. Setembro, era na minha ideia uma altura mais aceitável e provavelmente mais acolhedora para muitos de nós.

Não sendo possível estar presente e votar as alterações aos estatutos, resta-me esperar pelo final da mesma para perceber a direcção que os sócios decidiram tomar. No entanto, continuo a achar:

- que apesar de ter sido uma proposta "construída" por diversas forças políticas no Sporting, com um espectro alargado de opiniões, houve alguma pressão para apresentar as alterações e preferiu-se o caminho mais rápido de apresentar algo só porque em eleições havia sido promessa;

- há pontos interessantes e que mereceram a aprovação, a alteração do sistema do voto, a indexação ao salário mínimo, a alteração do número de votos por uma tentativa de algo mais justa e eventualmente até a alteração da eleição do Conselho Fiscal através do método de Hondt, este não é um documento para se votar "sim" ou "não" na generalidade;

- a delegação de mais poderes no CL é claramente para votar contra e será este um dos pontos mais interessantes na discussão na AG, parece-me!

De qualquer forma é importante perceber que hoje discutem-se os estatutos do Sporting, são varíadissimas as correntes internas (aqui no blog apresentei a versão que vai à AG, a do Bruno de Carvalho e da AAS, por exemplo) e que originou o documento que vai ser apresentado, e é sobre ele que todos os que vão estar presentes devem esgrimir os seus argumentos, para que no final, não sendo este um documento perfeito sirva os interesses do único e exclusivo interessado, o Sporting!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!