Ainda sobre Elias










Elias ainda nem começou a treinar e já está a ser tema de muita preocupação. Compreende-se, pelo receio que possamos estar perante um negócio idêntico ao do Pongolle. Sendo que há algumas diferenças na utilização do jogador, da convocatória para a selecção e até pelos recentes golos que marcou frente ao Vitória na Liga Europa deste ano(o jogador até já avisou que não é matador).

Do meu lado de treinador de bancada, e de alguns bitaites que vou mandando, assumo que este pode ser um jogador box-to-box que precisávamos, dinâmico, capaz de defender e ao mesmo tempo de assumir-se nas jogadas ofensivas da equipa, resistente com capacidade para aguentar os 90 minutos em alta rotação, combativo. Necessitávamos de um pulmão na equipa, com velocidade e cultura táctica. E já agora que saiba dar uns chutos na bola, e ao que parece este até tem boa meia distância. Claro que isto é tudo muito bonito no papel. Veremos em breve no que dará!

Será certamente um jogador que poderá encaixar na formação táctica que Domingos poderá implementar em Alvalade, ou que tem tentado implementar na nossa equpa. Não sei se continuará o nosso treinador a insistir apenas no 4-3-3, se irá utilizar o 4-2-3-1 onde Elias poderá encaixar muito bem. E vejamos que o meio campo actual do Sporting tem soluções que são internacionais pela Holanda, Brasil, Portugal, Chile ou Rússia. Há muito que não tínhamos soluções para diferentes gostos. Reforço que tudo isto é no papel!

E nesse sentido de alterações que Domingos terá obrigatoriamente que fazer nesta altura de paragem do campeonato, se deixar de lado a teimosia podemos ter Elias a jogar como 6, mais recuado, ou volante ao lado por exemplo de Izmailov ou Matías ou Schaars ou até de Luís Aguiar, e todas estas combinações podem misturar-se entre elas.  Ou passar para um 4-2-3-1 e colocar Elias ao lado do Rinaudo ou mais à frente numa posição de 8 e jogar com Izmailov e Matías a 10. Enfim, espero que Domingos que percebe muito mais que eu de futebol, esteja à altura de rapidamente alterar o figurino do Sporting e deixar de vez a imagem da época passada. 

Ainda em relação à contratação de Elias, há uma confusão instalada sobre o passe do jogador ainda no tempo do Atlético. Na altura falou-se que o clube madrileno teria adquirido 50% por 7 milhões de euros, mas ainda não consegui confirmar isso, e portanto não dá para perceber se foi um bom negócio financeiro, já que desportivo só iremos perceber quando entrar em campo.

E sobre a forma como foi pago o jogador, e como não deve ter sido encontrado petróleo em Alvalade e não foi certamente com dinheiro da bomba que compramos este jogador, encontrei um comentário num site espanhol que dizia qualquer coisa como isto (e vale o que vale):

"Elias a sido fichado por un fundo de investimento, que lo oferecido a Sporting de Lisboa. El Sporting no paga nada, y e fundo se queda con los derechos economicos del jugador. Negocio similar con Roberto y Pongolle. Quien gana son las 3 partes. Atletico, Jugador y Sporting. Y el los investidores del fundo, les toca esperar el rendimiento del jugador!"

O Sporting comunicou como é seu dever à CMVM, mas até por uma questão de clareza era interessante saber como se passou este acto de gestão desportivo-financeira!

p.s. entretanto mais detalhes do negócio pela Alda Telles aqui

Comentários

Ricardo Campos disse…
será disto q o sporting precisa?
batcav disse…
No campo é que se sabe quem faz falta, se calhar como médio é capaz de auxiliar a defesa e não deixar os adversários saltar a vontade como aconteceu no jogo com o Marítimo.
Antonio Vieira
Anónimo disse…
O jogo contra o Paços vai ser muito importante para um ganhar de confiança e para finalmente nos embalar para resultados de acordo com a qualidade da equipa!
Scp.t disse…
Bom como começar ? a contrataçao em si eu penso que seja boa para o Sporting, nao penso que seja mau jogador ou um barrete como o Sinama, mas o problema que tem a maior parte dos sportinguistas com esta contrataçao é que nesto momento precisamos mais de um bom central e ponta de lance que de médios.

O correio da manha de hoje anuncia que o Postiga pode estar de saida porque a SAD quer contratar um PL, espero que nao seja tarde, porque apenas restam algumas horas para o fim do mercado...
Anónimo disse…
O que é mais espantoso neste blog é que TODOS os jogadores que chegam são sempre bem contratados. Mas sempre. Este é um box to box e que se enquadra bem e um pulmão e não sei quê...

e
Stijn Schaars
Matías Fernández
Fito Rinaudo
Luís Aguiar
André Santos
André Martins

também são todos muito valiosos, muito úteis e enquadrados.

E continuamos alegres sempre prontos a aceitar o que nos dão, sempre prontos a justificar as entradas.

O Elias não é pior que aqueles que temos, isso é certo. Mas daí a ser uma necessidade que nos fala activar artimanhas financeiras que ninguém sabe ao certo onde começam e acabam vai uma enornem distância!!

O Elias é um jogador mediano, não é nenhum craque de topo que entusiasme companheiros e adeptos. É apenas mais um, não é ele que vai fazer a diferença.

E como é possível andarmos a negociar um jogador a um preço que nem é assim nenhuma pechincha e permitirmos que ele jogue pelo Atlético na Europa uns dias antes de vir para o Sporting??

Andamos a brincar?!?
Ninguém quer saber disto , não é?
Ao menos este terá sido pedido pelo Domingos?
Ninguém sabe.

O que eu sei é que este foi mais um enorme negócio para o Jorge Mendes.

3 jogos depois e 2 pontos somados continuo sem ver o ponta de lança que nos garanta vitórias , nem o central que venha estabilizar de vez a defesa.
Simplesmente não vejo.

Mas os blogues ficam contentes porque temos um box to box com pulmão.

Sinceramente começo a pensar que a frase que já vi por aí faz sentido. Vocês cada vez mais têm tudo o que merecem.
Tristeza que não tem fim.
Bloggers vendidos que não acabam.
Nojo.

CUMS
TV
Bancada de Leão disse…
Caro TV,

qual foi a parte que não percebeu?

"Do meu lado de treinador de bancada, e de alguns bitaites que vou mandando, assumo que este pode ser um jogador box-to-box que precisávamos, dinâmico, capaz de defender e ao mesmo tempo de assumir-se nas jogadas ofensivas da equipa, resistente com capacidade para aguentar os 90 minutos em alta rotação, combativo. Necessitávamos de um pulmão na equipa, com velocidade e cultura táctica. E já agora que saiba dar uns chutos na bola, e ao que parece este até tem boa meia distância. Claro que isto é tudo muito bonito no papel. Veremos em breve no que dará!"
Anónimo disse…
Pedro Varela

e qual foi a parte que não percebeu do meu comentário?

onde você acha que este reforço tem essas qualidades todas que aponta eu acho que é apenas e só mais um porque todos os outros que já tinham assinado já tinham estas qualidades.

Muito me espantar toda a sua passividade. E mesmo que o Elias trouxesse algumas dessas coisas que você aponta (vá lá saber-se porquê) eu continuaria a dizer a mesma coisa: mas porquê um box to box se o que precisamos mesmo de verdade é um central e um avançado centro. A isto você nada diz.

Se me convencer que este reforço era o que nos faltava eu calo-me , se me quer convencer que o Elias é um enorme reforço eu só pergunto então e todos os outros que já chegarem no último mês? Isto não é um escandalo?!

Responda-me ao que interessa e deixe lá o box to box...
- como é possível apostar tanto num atleta que nem pode jogar na Europa??
- Domingos pediu este jogador ou vai fazer como tem feito como tantos outros?
- depois deste vergonhoso arranque é um Elias que precisamos?

Já agora até quando é que o meu amigo vai continuar nesta toada de passividade e aguentar tudo o que esta direcção faz?

Não me diga que mais uns dias e vem para aqui apelidar o jogo com o Paços como decisivo e determinante e bla bla como é seu apanágio. Já o barco se está a afundar, como nos anos passados, e aqui há sempre só mais um jogo decisivo e determinante. É assim que você funciona.

Até que qualquer dia lhe rebenta a máscara e desata a insultar tudo e todos como fez no passado.

No entanto agora estamos na fase da tolerancia e o Elias é um achado.



CUMS
TV
Bancada de Leão disse…
TV,

eu aponto qualidades dos jogos que vi do Elias, não digo é que essas mesmas qualidade são certas no jogo do Sporting ou que vão fazer dele uma superestrela.

Concordo que a prioridade não era esta posição e como já disse noutros textos, DC e um PL, eram essenciais. O mercado fecha hoje, embora não acredite que venha mais alguém.

- O facto de não poder jogar na LE, pode ser preocupante por 6 jogos, mas se partirmos do princícipio, como até falo no texto, de termos muitas opções, não vejo que esse possa ser o maior problema;

- O que me leva a responder à segunda pergunta, se foi aposta de Domingos? Provavelmente foi, até pelo que ele disse no final do último jogo e provavelmente não foi pelas pessoas envolvidas nos negócios;

- Não é só de um Elias que precisamos, já o disse em cima e noutros textos DC e PL, mas desde o Moutinho que não tínhamos um jogador assim (ou provavelmente assim);

Em relação à passividade que continuam em insistir, eu tenho falado de todos os assuntos que vão aparecendo no dia a dia do Sporting, um exemplo concreto, quando o BdC falou no no dia anterior da primeira jornada fui dos poucos blogues que dei opinião sobre o assunto, tirada da minha cabeça.

Quando ao que você acha que eu funciono, isso não lhe posso mudar o seu pensamento, é a sua opinião e respeito-a, agora isso de insultar tudo e todos, sinceramente não me parece verdade.

Cumps,
Pedro Varela
Anónimo disse…
Já vi que o optimismo reina por aí.
Olhe, espero que tenha visto os mesmos jogos que eu vi do Elias no Atlético. E sempre lhe digo que vi 11 dos 17 que ele fez pelo em Madrid porque estive lá a trabalhar e tive tempo de sobra.
Garanto que o Elias não é nenhum craque, mostrou muitas dificuldades em adaptar-se ao futebol continental e está a milhas de ser um Moutinho ( que por acaso foi aqui humilhantemente ofendido como eu bem li na altura em que a anterior direcção o "despachou" e você como sempre achou que quem sai é que é o mau da fita ).

Portanto se não é problema ele nao jogar na Europa ( com adversários do calibre de uma Lázio) porque temos mais alternativas faz muito sentido que seja a solução interna para jogos contra o Olhanense e afins. Bela lógica!! Na Europa não tem problema a sua ausência mas internamente vai fazer a diferença. Lapidar!

Nós temos que ser coerentes e dizer que o que nos falta é mesmo o DC e o PL como você bem concorda. Ora, se é isto que falta tem que fazer um texto eloquente onde diga de sua justiça algo como : muito obrigado pelo Elias mas eu queria era um DC de qualidade inequivoca.

Não o fez nem o faz nunca. É só elogios para quem entra.

Eu posso ir buscar aos seus arquivos insultos intelectuais e alguns ordinários que atirou a ex treinadores e ex dirigentes do nosso clube. Acho que sabe isso melhor que eu, não?

CUMS
TV ( torcida verde)
Bancada de Leão disse…
Caro TV,

até pelo comentário anterior que fiz, o mercado só hoje fecha e será natural e normal esperar que isso aconteça e fazer um texto sobre o que foi comprado e o que não foi e deveria ser comprado nessa altura.

E os elogios para quem entra, acho que dos 16 reforços foi o único texto que fiz relativamente a um jogador, assim, com a minha opinião de treinador de bancada, até porque não é o meu forte falar antes.

O único que insultei, e depois até alterei a palavra porque achei desnecessária foi o Moutinho. Agora de resto, fiz as minhas críticas ao Paulo Bento mais fortes no último ano como treinador e ao JEB porque na altura pensei que podia ser uma lufada de ar fresco e saiu-nos completamente ao contrário.

Cumps,
Pedro Varela
Anónimo disse…
Eu por acaso já li por aqui vários elogios a vários reforços nas últimas semanas.

Você tem a certeza que o Elias merece toda essa confiança? É que a prestação dele no Atlético foi um flop dos grandes. Não é por acaso que ele foi o extra comunitário que caiu! É que você fala dele como se falasse de um Lampard ou de um Xavi.
O Elias falhou completamente nesta sua investida no futebol europeu. Você tem noção disso ou estamos a falar da observção pelo que ele fez contra o mísero Guimarães? Acompanhou a carreira dele na época passada ou estamos só a improvisar. Eu acompanhei e não entendo bem esses elogios todos.

CUMS
TV ( torcida verde)
Anónimo disse…
Nao me querendo meter concordo com a visão do CUMS sobre o Elias. Ele disse tudo.

E também acho que aqui , e noutros blogs, estão sempre prontos para justificar as contrataçoes. Ainda no outro dia fiquei com a ideia que a vinda do Insua foi muito apreciada. Ora isto faz com que o defesa esquerdo contratado há um mes seja um erro de casting. ou entao os 3M que pagámos pelo Evaldo foram uma parvoice.

Algumas destas coisas está mal.
Mas realmente eles quando chegam sao sempre bem vindos por aqui.

falta atitude tb na blogosfera

Peter
Anónimo disse…
Olhem, nem de propósito:
«O Beira-Mar deverá oficializar nas próximas horas a entrada do lateral-esquerdo Turan»

Vocês não estão fartos desta palhaçada?!?!

Que merda é esta?!?!?

carlos
lagarto disse…
Carlos,

o qeq tem? É emprestado. Temos Evaldo e Insúa. Quer mais?
Unknown disse…
Sendo bom ou não (sinceramente não faço ideia), não creio que o meio-campo seja o sector a reforçar. Preferia muito mais um avançado brasileiro, cheio de técnica, que soubesse deslocar-se nas alas. É que já vimos que os que temos não sabem fazer isto.
Também acho que é demasiado caro, tendo em conta que nem sequer pode jogar na liga europa.
Bom negócio para o empresário do jogador, e mais algumas pessoas...
Nuno disse…
Eu sei lá o que joga o Elias, nem me interessa, pois a ideia que tenho é que até o Messi desaprendia mal passasse a 10A...

O que sei é que a história do futebol está cheia de flops que renderam em outros clubes (vide o Fabiano no Porto), por isso dê-se o benefício da dúvida.

É bom? Vai fazer os outros melhores? Vai piorar ao "aprender" com quem lá está? Não sei...

Olha, acho que há aí um ponta de lança de grande cartel em Espanha, vale muito dinheiro, vamos lá buscá-lo... um tal de Caicedo...

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!