Beira Mar 0-0 Sporting
















O bom de se estar longe dos centros urbanos, no interior profundo sem acesso à net, é que nos obriga a desligar da realidade, dura, de todo os dias neste período bem conturbado da vida desportiva do Sporting. Normalmente, e já na semana passada tinha falado sobre isso, por estas alturas costumo visitar aldeias relacionadas com elementos familiares que me são próximos. É assim há anos, coincide quase sempre com as primeiras duas jornadas, são 3 ou 4 dias que nem me lembro de futebol, obviamente ser perder o jogo respectivo do Sporting nessa jornada.

Desta vez não foi diferente. Balaricos, primos, comida, bebidas, boas recordações e saber como fugir a isto tudo para ir ver o Sporting. No texto do jogo contra a Olhanense tinha terminado da seguinte forma "comprar o bilhete para Aveiro é a solução para a frustração". E assim foi. Na terça feira seguinte a esse jogo já estava tudo tratado. Só tinha de me preocupar em arranjar forma de fazer os 400km que me separavam de Aveiro sem grandes complicações familiares.

Domingo lá arranquei rumo a Aveiro com mais 3 amigos do Porto. Durante a viagem, depois de encontrar outros amigos no recinto de jogo e ainda durante o início do jogo, em conversas sempre muito animadas e racionais, não houve que pensasse objectivamente que o Sporting vá ser campeão este ano. Apenas a convicção que há condições para fazer melhor que na época passada, que actualmente a equipa já devia estar a jogar muito melhor e que Domingos além de estar desorientado, está a desiludir. Neste último ponto, uns mais que outros concordarão que o tempo já é mais que suficiente para que a equipa conseguisse melhores resultados e não é só na falta de eficácia que os problemas do Sporting têm origem.

Falar do jogo é repetir quase tudo o que foi dito diante da Olhanense. Continuarei atento ao que se vai fazendo para melhorar a actual situação, mas o estado de graça que vinha sendo "exibido" praticamente desde que Godinho Lopes venceu as eleições, acabou. De forma tão natural que o disse na semana seguinte à que se conheceu o calendário do Sporting para esta época. Percebendo que o campeonato pararia à 3ª jornada, iríamos andar entre o 8 e o 80 consoante os resultados desportivos. Os assobios voltaram, eram previsíveis, alguns chegaram a ser ridículos como caso da substituição do Yannick. Sou crítico do jogador, não o colocaria no 11 titular, mas assobiar daquela forma um jogador nosso acaba por ser incompreensível. Verdade seja dita que durante os 90 minutos os milhares de adeptos do Sporting nunca deixaram de acreditar que era possível sair de Aveiro com os 3 pontos. Não se conseguiu e disso mesmo sentiu a equipa no final do jogo com alguns jogadores a pedirem desculpas pela exibição. Voltei a ficar frustrado, e a solução que preconizava após o jogo da Olhanense não resultou muito. No entanto senti que cumpri a minha obrigação!

Quinta feira há importante jogo para a Liga Europa. Nós somos pródigos em episódios absolutamente incríveis de eliminações que nem o melhor guionista de Hollywood se lembraria. Há que vencer de forma séria os Dinamarqueses e com uma vantagem adicional que não vamos ter de andar há procura de um árbitro para apitar esse jogo, assunto que voltarei mais tarde!

Comentários

Anónimo disse…
Penso que o Domingos já abriu os olhos, acho que alguma coisa vai mudar na liga europa. Mas uma coisa é certa: o tal pinheiro pedido por outros continua a ser a principal carencia deste plantel!
Domingos desilude. Mas, no fundo, desilude pouco, pois as espectativas eram muito baixas.
jonas disse…
estava agora a ver o programa prolongamento e o representante do benfica dirige-se ao ex-árbitro pedro henriques dizendo-lhe que o seu afastamento da arbitragem se ficou a dever ao jogo guimarães-braga, quando toda a gente sabe que foi após o benfica-nacional pelos motivos que todos sabemos (a não marcação de um penalty , que por acaso não existiu a favor da lampionagem),
peço-vos que não deixem passar em claro esta óbvia lavagem da imagem do benfica perante milhares de telespectadores em futuros posts.
Obrigado pela atenção
João Xavier
Anónimo disse…
Caro Varela

estás a revelar todo o teu lado ridículo. Previsivel mas na mesma lamentável.

O que me interessa a festa da aldeia da tua familia?!
O que me interessa se a seguir ao jogo estiveste refugiado?!

O que me interessa é que quando tiveste disponibilidade para actualizar isto não foste capaz de fazer um texto sério, critico, honesto. Andas a fingir que não vês, andas a disfarçar e enches chouriços como é teu costume.

Onde está a leitura táctica ao 11 que Domingos escolheu?
Onde está a análise a 2 substiuições antes do intervalo, coisa inédita?
Onde está a tua opinião à lesão muscular de Rodriguez e à polémica do corpo médico do clube?
Onde está o teu sentido critico para com o novo Van Basten?
Onde está a tua análise a mais um redondo zero do ataque da equipa que depois dos froxos dinamarqueses não conseguiu fazer um golo ao frágil Beira Mar?

Afinal de contas para que é que tu queres um blog? Para te armares em pensador e exibires o teu grande sportinguismo que te levou a fazeres 400km? uau! Conheço tantos que o fazem tantas vezes e não andam por aí de peito inchado a falar em missões cumpridas!

Quando escreves: «No entanto senti que cumpri a minha obrigação!»
que obrigação? Qual é a tua obrigação?
É teres um blog onde possas dizer ao mundo que fizeste 400km para ir ao estádio?
Pensava que a tua obrigação era chegar aqui e dar a tua opinião sobre o que aconteceu. Mas não, ficamos a saber que vais à aldeia.

E o que tens dizer sobre esta tristeza toda? «Continuarei atento ao que se vai fazendo para melhorar a actual situação» !
És um ser superior!
Apetece-me dizer: mete a tua atenção no cu.

Fecha isto e abre um blog dedicado a festas na aldeia.
3 jogos oficiais, 1 golo marcado , zero vitórias. Mas tu continuas atento.
Era este o tal inicio de época de que falavas há uns tempos?
És o espelho da palhaçada que tomou conta do nosso clube. Um treinador tripeiro, um Dir. Desportivo tripeiro que já foi corrido duas ou três vezes. E blogues atentos.
Estamos de volta!

helder pina
dxxi palmela
Bancada de Leão disse…
Caro Hélder,

por curiosidade porque não comentaste nos outros dois textos relativos aos jogos oficiais da época? É que está lá tudo e não é necessário andar a repetir tudo novamente.

SL
Anónimo disse…
Caro pedro,

por curiosidade não comentei porque não vi ali nada passivel de comentário. Só que também não havia festa na aldeia ao barulho.

esse truque de despachar jogos oficias com um simples "não é necessário andar a repetir tudo novamente." revela apenas e só duas coisas: preguiça e falta de qualidade.

não sei como tu vives o futebol mas pelo que leio por aqui o importante para ti é mostrar que vais ao próximo jogo, fazer kms para ir ver o jogo, mostrar que se vai ou que se foi quando não se fica em casa.

o que eu procuro à volta de um jogo de futebol é ler opinioes sobre a natureza do mesmo. Para mim cada jogo é um jogo. Dizer que não vale a pena repetir e despachar isto é o mesmo que um cirurgião meter no relatório de mais uma operação que foi igual a tantas outras e pronto.

Não te ofendas, mas a mim o que me parece é que tu não tens cultura futebolística, não percebes muito de tácticas e construção de jogo. És apenas adepto que quer mostrar a sua paixão pelo emblema mas que pouco ou nada sabe sobre jogadores e futebol.
Só assim aceito que me digas que isto já está tudo dito nos outros textos, Varela.
Então o grande Domingos altera a equipa com duas!! trocas antes do intervalo e tu achas que isto já aconteceu antes? Não merece uma leitura?
Apenas os assobios a quem sai é que são para comentar?

E as mudanças tácticas, que leitura fazes? melhorou , piorou, é complicado?

Num blog chamado bancada de leao esperava que o leao partilhasse a frio (tiveste tempo para isso) a sua leitura do jogo, as suas ideias, as suas alternativas, lançasse a discussão sobre os 90'.

Mas não. Tu lanças "11"'s provaveis e pedes para a malta opinar antes do jogo, com a pica toda. Depois aquilo corre mal e entao foi mais do mesmo nem vamos perder tempo. Falemos do jogo europeu que aí vem que isso é que importa. Não achas isto um bocado para o pouco e fraco e até preguiçoso?

Se te propoes fazer sempre uma análise ao jogo, faz! Mas tenta fazer com qualidade e substancia. É que ler aqui que não é necessário repetir tudo outra vez é embaraçoso.

Os jogos são todos iguais, 11 para cada lado, uma bola, um arbitro, 90m e um resultado final. Mas não há dois jogos iguais, pode haver parecidos, mas cada um tem a sua historia e era essa historia que eu gostava de discutir.

Sendo assim sugiro que mudes o nome para Eu Sou Sportinguista E Vou Muito Aos Estádio. Está feito.
não leves a mal o humor mas tem que ser assim nestes tempos feios.
Aceita o conselho: esquece os árbitros e procura falar de futebol.
Abraço


helder pina
dxxi palmela

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!