terça-feira, 29 de novembro de 2011

Coca Cola out!








A Coca Cola vai deixar de patrocinar o Sporting. A primeira reacção é simples para um adepto Sportinguista, deixar de consumir. Ainda por cima porque a marca continuará a patrocinar Porto e Benfica.

Mas a realidade é que esta decisão é fruto da ruinosa gestão, vá lá, desde Filipe Soares Franco, passando por Bettencourt e vamos ver como será nos próximos anos. O Sporting caiu num "buraco" que aos poucos está a tentar sair de lá. E com essa queda, os patrocinadores também não fogem à lei mercado. Maus resultados, pouca atractividade, a crise, racionar os investimentos em publicidade.

Veja-se um exemplo muito simples de pesquisa de mercado. Na rede social com mais utilizadores, qual o clube que tem menos fãs? 

E quem diz com a Coca Cola, poderá pensar também no patrocinador para o pavilhão. Veja-se há quanto tempo esperamos por saber quem estará interessado em criar condições para a um recinto desportivo para as nossas modalidades ao lado do nosso estádio. 

Claro que há uma forma de alterar parte destas decisões, vencer!

Com isto tudo, também é chegada a hora de questionar Carlos Barbosa? Então não havia um projecto comercial neste novo Sporting? É que me parece que esta é uma das peças da engrenagem que pior está a funcionar no actual Sporting.

Independentemente de tudo o que esteja por trás desta decisão, uma coisa é certa, não é a melhor altura para arranjar patrocinadores com a capacidade financeira de uma Coca Cola. No entanto, pode ser que a Pepsi perceba a oportunidade de avançar, e que ganhe com a "irracionalidade" que há num adepto de futebol que saberá consumir a marca que "ajuda" o seu clube. Siga!

4 comentários:

Anónimo disse...

Pedro,

há algum tempo de informaçao oficial por parte da companhia?

o texto do Sporting Apoio diz o porquê de continuar a apoiar FCP e SLB mas nao o porquê de abandonar o SCP, se é que realmente o contrato foi rescindido unilateralmente?

que factos é que sabemos realmente disto?

sobre boicotes, eh pá, nao gosto nem de uma nem de outra, eu pessoalmente nao vou por aí. os patrocinadores do Sporting têm que perceber que patrocinar o clube é uma oportunidade para eles. a melhor resposta que o Sporting pode dar é encontrar patrocinadores que saiam mais beneficiados com a parceria do que a Coca Cola alguma vez foi.

saudaçoes leoninas,
tiago

Pedro Varela disse...

Tiago,

que eu saiba ainda não há informação oficial, nem sei se vai haver, mas o Sporting Apoio anda sempre bem informado.

SL

Anónimo disse...

Terá a ver com o incêndio na Bancada Coca-Cola?

Pedro Varela disse...

Há quem fale dessa teoria...para já, nada oficial.