Russos











Em Março do ano passado os russos eram falsos, mentirosos, propaganda para eleições e por aí fora. E na altura apenas estávamos a falar de dinheiro para fundos para compra de jogadores. Foi necessário uma viagem relâmpago para dar a conhecer os "homens do papel".

Passados um ano e três meses, num projecto sem o treinador da sustentabilidade, quebrado na sua essência, e com um passivo absolutamente elevado e já conhecido mas sem culpados, o dinheiro russo passou a ganhar uma nova dimensão.

Não sei se isto tem fundo de verdade, se há ou não interesse do "dono" dos New Jersey Nets, em breve Brooklyn Nets, estar interessado no clube "do Ronaldo". Até porque não estou a ver um investidor deste calibre, 24º homem mais rico do mundo com uma fortuna pessoal a rondar os 17 mil milhões de euros, entrar com pilim no Sporting e não ser maioritário. 

Só a título de exemplo, controla 80% dos Nets, e em breve na nova "Arena" que se mudará para Brooklyn passa a detê-la em 45%.

O preocupante pelo que tenho lido nos últimos tempos, é que há muitos Sportinguistas que já nem querem saber do projecto que eventualmente possa estar por trás da entrada de dinheiro no nosso clube, desde que o "homem pague o passivo e construa uma equipa para ganhar campeonatos...", diria que alguns até vendiam a "mãe" para que isso fosse possível!

Claro que as soluções não são fáceis de encontrar, e não vão aparecer de um dia para o outro. Mas a decisão do que irá acontecer ao Sporting no futuro próximo terá sempre de ser nossa. Quando um qualquer investidor "comprar" o nosso clube, então a identidade do Sporting Clube de Portugal perde-se. Morremos enquanto clube que em 1906 queria ser "tão grande como os maiores da europa". E isso deve preocupar-nos a todos!

Comentários

SportingSempre disse…
perde-se????em vez de 100mil socios teriamos o triplo...perde-se sim,se continuarmos mais 10 anos a lutar pelo 3ºlugar!!
Pedro,

Concordo em parte com o que dizes. Mas lembro que o Mikhail Prokhorov não é um desconhecido como ficaram mais ou menos na fotografia os do Bruno de Carvalho. Tanto assim é que ainda hoje não se sabe muito bem quem eram. E mais importante do que a minha impressão foi a dos sócios do Sporting expressa nas eleições.

Confesso que a ideia de um dono no Sporting não me agrada mas se for por diante é porque agradou à maioria dos sócios, uma vez que terá que passar por AG. Se assim for restar-me-à conformar-me com a democraticidade da decisão, permanecendo sócio ou, não me revendo no "novo clube" afastar-me.

Mas é sempre bom lembrar que, salvo uma excepção, todas as grandes decisões tomadas ao longo dos últimos anos e que transformarem o Sporting no que é hoje foram ratificadas pelos sócios em AG, não caíram do céu nem foram tomadas por meia-dúzia, como por vezes se quer fazer crer. Muitos do que assim procedem e agitam agora as bandeiras contra a "continuidade" de que lado estavam quando essas decisões foram tomadas, BdC incluído?
Bancada de Leão disse…
LdA,

Sim, este russo não é desconhecido mas tem a forma tradicional de enriquecimento russa. De qualquer forma há o mérito da compra de um clube de basquetebol na nba, mas isso são outros 500.

Para mim como bem dizes, em AG tudo se pode decidir, e não se gostando do caminho....a ver como será.

Quanto ao último parágrafo...poderiam estar do outro lado, mas como bem sabes a maioria não estava e foi passando.

SL
Bancada de Leão disse…
Sporting Sempre,

a identidade tal como foi criada perde-se. Acho que isso é fácil de compreender.

SL

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!