Vercauteren pode começar por aqui!
O trabalho de Vercauteren é muito complicado. Todos estamos conscientes que a tarefa é árdua. No entanto, não serei o único a achar que a qualidade do plantel actual do Sporting tem de ser capaz de produzir bem mais do que até agora foi conseguido.
Se dava ou não para outros voos, não é certamente a altura, dado que isso representa fazer uma análise que não se limita apenas ao trabalho do treinador.
Diria que será difícil ver o trabalho do belga já no próximo domingo, mas há 4 indicadores que são necessários melhorar e acontecendo isso, não tenho dúvidas que pelo menos os resultados desportivos serão outros. Vejamos:
1. Marcar. Sim, o Sporting é a equipa que está há mais tempo sem marcar na primeira liga. Há 186 minutos que não marcámos um golo. Mais 10 minutos que o segundo que é o Beira Mar.
2. Primeira parte. Não continuar a dar vantagens aos adversários de 45 minutos. Quantos de nós chegámos ao intervalo e pensamos, "porra, vamos ter de correr atrás do prejuízo e já se foi a primeira parte". Se os jogos tivessem apenas uma parte, o Sporting tinha conseguido apenas 3 pontos, era o 16º. Por exemplo, o Porto conseguiu 14 e o Benfica e o Braga 9.
3. Marcar mais. Sem dúvida um dos grandes problemas do Sporting. Não criámos oportunidades suficientes para marcar mais e mais golos. O Sporting leva 5 golos em 7 jogos no campeonato, uma média de 0,71 golos por jogo e o 14º pior ataque da Liga Portuguesa. Para comparação, Porto, Benfica e Braga marcam em média o triplo que nós em cada jogo. Impressionante!
4. Sofrer menos. Deixei para o fim porque apesar de tudo não é o pior indicador. Mas tem sido muito debatido nos últimos jogos, a má forma da defesa Sportinguista, ainda para mais quando supostamente tinha sido bem reforçada. O Sporting apresenta a terceira melhor defesa do campeonato, mas sofre 1 golo por jogo. Bem superior ao que marca e acima do que seria esperado.
Comentários
E é por isso que damos que também perdemos. E isso está relacionado com ATITUDE e não com qualquer outra coisa. Esse ponto é o único em que espero melhorias já no Domingo.
Só espero melhorias ai visto que marcar ou sofrer menos está directamente associado a organização defensiva e ofensiva. Isso implica mais tempo.
De resto, acho que a melhor solução para os problemas defensivos passa por substituir os centrais. Deixando Rojo e Boula de fora de modo a exorcizar o Sá Pinto que há neles no decorrer das próximas semanas.
1º Até final de Novembro para ver a equipa organizada a nível defensivo;
2º Até final de Dezembro para ver evolução na organização atacante;
3º Até final de Janeiro para ver jogadores como Carrillo, Jeffren e Viola a mostrarem verdadeiramente do que são capazes;
4º Até ao fim da 1ª volta, que é daqui a mais 8 jornadas (8x3=24 pontos) fazer pelo menos 18 pontos;
5º Até ao fim do campeonato, ficar no mínimo em 3º lugar COM A EQUIPA A APRESENTAR UM BOM FUTEBOL;
Não é esquecer, referi apenas factos concretos. Como base para iniciar, o resto são métodos de treino que, obviamente, não serei eu a dizer ao treinador o que fazer. No entanto, a questão física é preponderante e o exemplo que refere é importante.