Vercauteren pode começar por aqui!

O trabalho de Vercauteren é muito complicado. Todos estamos conscientes que a tarefa é árdua. No entanto, não serei o único a achar que a qualidade do plantel actual do Sporting tem de ser capaz de produzir bem mais do que até agora foi conseguido.

Se dava ou não para outros voos, não é certamente a altura, dado que isso representa fazer uma análise que não se limita apenas ao trabalho do treinador. 

Diria que será difícil ver o trabalho do belga já no próximo domingo, mas há 4 indicadores que são necessários melhorar e acontecendo isso, não tenho dúvidas que pelo menos os resultados desportivos serão outros. Vejamos:

1. Marcar. Sim, o Sporting é a equipa que está há mais tempo sem marcar na primeira liga. Há 186 minutos que não marcámos um golo. Mais 10 minutos que o segundo que é o Beira Mar. 

2. Primeira parte. Não continuar a dar vantagens aos adversários de 45 minutos. Quantos de nós chegámos ao intervalo e pensamos, "porra, vamos ter de correr atrás do prejuízo e já se foi a primeira parte". Se os jogos tivessem apenas uma parte, o Sporting tinha conseguido apenas 3 pontos, era o 16º. Por exemplo, o Porto conseguiu 14 e o Benfica e o Braga 9.

3. Marcar mais. Sem dúvida um dos grandes problemas do Sporting. Não criámos oportunidades suficientes para marcar mais e mais golos. O Sporting leva 5 golos em 7 jogos no campeonato, uma média de 0,71 golos por jogo e o 14º pior ataque da Liga Portuguesa. Para comparação, Porto, Benfica e Braga marcam em média o triplo que nós em cada jogo. Impressionante!

4. Sofrer menos. Deixei para o fim porque apesar de tudo não é o pior indicador. Mas tem sido muito debatido nos últimos jogos, a má forma da defesa Sportinguista, ainda para mais quando supostamente tinha sido bem reforçada. O Sporting apresenta a terceira melhor defesa do campeonato, mas sofre 1 golo por jogo. Bem superior ao que marca e acima do que seria esperado.

Comentários

JMM disse…
Na minha opinião és simpático com a equipa. Temos dado não a primeira parte mas sim praticamente 75 minutos aos adversários.

E é por isso que damos que também perdemos. E isso está relacionado com ATITUDE e não com qualquer outra coisa. Esse ponto é o único em que espero melhorias já no Domingo.

Só espero melhorias ai visto que marcar ou sofrer menos está directamente associado a organização defensiva e ofensiva. Isso implica mais tempo.

De resto, acho que a melhor solução para os problemas defensivos passa por substituir os centrais. Deixando Rojo e Boula de fora de modo a exorcizar o Sá Pinto que há neles no decorrer das próximas semanas.
Mike Portugal disse…
Aqui te deixo os pontos que exijo ao novo treinador do SCP até final da época, com os respectivos limites temporais:

1º Até final de Novembro para ver a equipa organizada a nível defensivo;

2º Até final de Dezembro para ver evolução na organização atacante;

3º Até final de Janeiro para ver jogadores como Carrillo, Jeffren e Viola a mostrarem verdadeiramente do que são capazes;

4º Até ao fim da 1ª volta, que é daqui a mais 8 jornadas (8x3=24 pontos) fazer pelo menos 18 pontos;

5º Até ao fim do campeonato, ficar no mínimo em 3º lugar COM A EQUIPA A APRESENTAR UM BOM FUTEBOL;
jcnaguiar disse…
toda a gente se esquece da condição fisica? ou é um dado tão adquirido que ja nem merece ser referido? ontem até o viola no twitter disse que o treino foi tão duro que teve de dormir a folga...
Bancada de Leão disse…
jcnaguiar,

Não é esquecer, referi apenas factos concretos. Como base para iniciar, o resto são métodos de treino que, obviamente, não serei eu a dizer ao treinador o que fazer. No entanto, a questão física é preponderante e o exemplo que refere é importante.
jcnaguiar disse…
mas a condição fisica está directamente ligada a esses 4 factos concretos, uma pessoa bem fisicamente está mais disponivel, por isso se queremos ir ao encontro desses 4 factos há que trabalhar intensamente.. como o nosso novo treinador diz " Para sabermos correr temos de saber andar primeiro " e por isso

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!