O Sporting tem de ser apenas e só o Sporting!



"voltará à sua grandeza e a disputar títulos...um clube com mais de 100 anos....últimos 12 tem mais títulos que o Benfica"
José Maria Ricciardi

Farto desta mentalidade mesquinha e pequena que o Sporting deve ter sempre como termo de comparação o Benfica. Na prática o que estão a dizer estes senhores?

Ah e tal ganhámos tanto como o Benfica, e o Porto segue lá na frente destacado e vai-se rindo disto tudo. Mas no entretanto vendemos-lhes mais jogadores para eles ficarem mais fortes, e nós vamos brincando às guerrinhas com os velhos rivais, que por acaso até têm o dobro ou triplo do orçamento.

E ainda dá para pensar, mas este senhor não tem feito parte dos órgão sociais do Sporting e ainda tem a lata para dizer isto?

Mas não há forma de parar isto? O Sporting não tem de ser parecido com o Benfica, nem com o Porto. Não é chegada a altura de assumirmos de uma vez por todas a nossa identidade? Chega de andar a falar dos outros apenas para minimizar o mal que se tem andado a fazer ao clube.

Somos grandes? Sim, claro que sim. Somos centenários? Obviamente, e La Palisse não diria melhor. Mas é chegada a altura de retomar o velho ideal Sportinguista que parece ter sido perdido quando mudámos de estádio, quando aparecerem as SADs (sim, já sei que fomos 2 vezes campeões).

O Sporting tem de ser apenas e só o Sporting!

Comentários

Manu disse…
Na mesma intervenção, este vogal do CF do Sporting também comparou o orçamento de futebol do Sporting ao do SC Braga. Também quer comentar, desse mesmo ponto de vista?!
O acento tónico desta intervenção era precisamente este: o Sporting tem de percorrer o seu caminho, que terá sempre altos e baixos, mas não somos um clube qualquer. Somos um clube com 100 anos de história, repletos de títulos, alguns nem há tanto tempo quanto isso.
Já agora, propor seguirmos o modelo, adaptado ou não, do Barcelona, Ajax ou Dortmund, é válido ou não? São comparações admissíveis?
As pessoas estão a perder o bom senso e disparam só por disparar, sem parar para pensar. Dizem que não querem nomes, querem ideias, mas depois criticam tudo o que certas pessoas dizem, sem pensar criticamente no que dizem, só por vir de certas pessoas.
É triste e assim não vamos lá.
Bancada de Leão disse…
Propor um modelo adaptado do Barcelona e ou do Ajax faz sentido? Se calhar não. Faz sentido criar um modelo Sporting, e bases para isso parece haver. O problema é que não há pensamento a médio/longo prazo no Sporting.

Seguir a filosofia do Dortmund? É muito bonito no papel, mas é preciso pensamento estratégico, que os sportinguistas compreendam que esse é um caminho que será seguido, se assim entenderem e por aí fora.

Mas o mais importante é, como digo no texto, criar a nossa identidade. E nem é uma novidade.

Criticar faz parte da discussão, assume-se que é logo com má vontade, mas na realidade a discussão passa por isso mesmo diferentes pontos de vistas.
Unknown disse…
Ou criticar porque foi determinada pessoa que o disse, a qual está ligada ao bicho papão chamado banca!
Claro que se fosse o BC a dizê-lo, era de génio a afirmação.
Pensamento estratégico, bela frase para quem não consegue eleger e manter uma direcção por 3 anos (não estou a defender o GL, antes que venham com essa, o que digo é que não conseguimos, porque são os sportinguistas que elegem, seja ele quem for, e o JEB foi eleito com 90% dos votos, elerger e manter uma direcção 3 anos!!!).
Não vejo qual é o problema de nos comapararmos com outros clubes, ou de procurarmos seguir, com as necessárias adaptações, um determinado modelo que revelou ter sucesso.
Ou só nos devemos comparar pela negativa, quando os outros ganham, ou quando os outros acertam e nós não?
Mike Portugal disse…
" Faz sentido criar um modelo Sporting"

Isto já existe nas camadas jovens há muito tempo. Agora é preciso aperfeiçoa-lo para os seniores.


"O problema é que não há pensamento a médio/longo prazo no Sporting."

Há umas semanas um conjunto de sócios reuniu com GL para falar sobre a realização do congresso para o 1º semestre deste ano, onde se poderia discutir estes assuntos. Foram logo mandados abaixo por toda a gente porque "estavam era a desviar atenções" dos problemas do SCP.
Bancada de Leão disse…
Mike,

Isso do congresso que está nos estatutos é sempre interessante, mas serão sempre linhas orientadoras, e nunca os projectos das direcções, sejam elas quais forem.

O modelo que falas estás criado? Algumas coisas acredito que sim.


Leo Filo,

O que eu escrevi vê lá se compreendes não tem nada a ver com candidatos. Certamente que terás de concordar que nós não precisamos de ser como o Porto ou o Benfica, isso não faz sentido.

Pensamento estratégico é um chavão? Se calhar é. Mas é com certeza algo que não temos tido.

Mike Portugal disse…
"nunca os projectos das direcções, sejam elas quais forem."

É precisamente por isso que se faz o congresso. Para as direções poderem alterar os seus projetos após receberem feedback dos sócios. Há sempre umas quantas boas ideias lançadas que podem ser aproveitadas, nem que para isso as pessoas que lá estejam, tivessem outras no inicio.

"O modelo que falas estás criado? Algumas coisas acredito que sim."

Falava do modelo de jogo. Se vires bem os juniores, eles já jogam assim há algum tempo e pelo que sei, as formações mais jovens também.
Modelo esse, que não se conseguiu implementar nos seniores, por diversos factores (nomeadamente pelas ultimas equipas tecnicas que tivemos ao longo dos ultimos 6/7 anos). Mas é preciso agarrar no que está bem feito nos juniores (nem tudo é bem feito) e passar para os seniores, tendo sempre em conta as realidades distintas e a competitividade diferente.
Luis Moreira disse…
Estabilidade e trabalho é o que precisa o Sporting :http://bandalargablogue.blogs.sapo.pt/154003.html
FCS disse…
O que é que sobrou do último congresso?

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!