Beira Mar 1-4 Sporting :: fim!

Termina o campeonato nacional com uma excelente vitória do Sporting numa passeio à beira mar que valeu sobretudo pela primeira parte. Adrien e Ricky a bisarem, arrumaram com a discussão dos 3 pontos ainda antes da meia hora de jogo, que ainda assim de pouco nos valeu pois terminámos o campeonato na pior posição de sempre da história do clube.

Agora que já é um dado adquirido a saída de Jesualdo, não é o momento ainda para falar de um decisão que terá de ser avaliada quando chegar a sua altura. Hoje, repito, termina o pior campeonato da história do clube e é nisso que todos devemos reflectir, aprender e evitar que na próxima época se repita.

O Sporting temina no 7º lugar com os mesmos pontos do Rio Ave. Miserável classificação, onde a equipa Leonina marcou tantos golos como os que sofreu. Só as equipas que se apuraram para as competições europeias por via do campeonato é que conseguiram ter uma diferença de golos positiva.

Além disto, fechámos a época 2012/2013 a 36 pontos do campeão nacional, no ano que ficará marcado para sempre como aquele em que tivemos um dos piores Presidentes da história do clube com um mandato que teve de ser interrompido "à bruta", e que se não tem sido assim, onde estaríamos hoje seria uma total incógnita!

O desiquilíbrio financeiro é tremendo à imagem do desportivo que registou 11 vitórias, 10 derrotas e 9 empates. Uns míseros 18 pontos foram conseguidos na primeira volta, tendo a segunda um incremento de 6 pontos. Nesse particular, Jesualdo Ferreira conseguiu trazer alguma auto estima e tornar a coisa menos vergonhosa.

Não sei o que nos reserva o futuro. Sinceramente não sei mesmo. Apenas tenho uma certeza, independentemente de quem seja o novo treinador, os novos jogadores, a obrigação de fazer muito melhor. Não peço títulos, mas é urgente que os jogadores que ficam, percebam que também eles têm de fazer mais e melhor, e perceber a vergonha que é para nós dizer que o Sporting terminou o campeonato em 7º lugar e que não irá às competições europeias. Este é o grande desafio do novo Presidente, que ainda vive o período dourado do pós-eleições. Mas já amanhã, exactamente já amanhã começa um novo ciclo. A avaliação pura e dura vai começar!

Do nosso lado, pelo menos do meu, a paixão irá ser sempre a mesma por este clube que mesmo nos dando tantas dores de cabeça, não conseguimos deixar de amar. Viva o Sporting!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!