O que dizer do Plano que vai à AG

Sabíamos que o dia em que se ficasse a conhecer o plano de reestruturação de Bruno de Carvalho, não iria nunca ser consensual. Mas tirando isso, e porque o importante é discutir-se na AG e perceber o que realmente vai ser feito, o mais espantoso é apresentar-se uma solução (não vou dizer se boa ou má) e ainda assim se continuar a colocar tudo em causa.

Algumas notas soltas:

1. A Sociedade Património e Marketing entre aumento de capital, alargamento do prazo dos direitos de superfície, da situação líquida positiva que levará a uma fusão por incorporação na SAD;

2. A SAD fará um aumento de capital em 20 milhões por conversão de um crédito com a Holdimo. Não, não é um investidor, nem foi anunciado como tal. Tanta confusão se leu hoje por aí. Mas também há que dizer, se não é apresentado um investidor, "ai que são vigaristas", se apresentam um qualquer, "ai que são de um país de vigaristas". No final da operação da Holdimo ficará com 24% da sociedade;

3. Aumento de capital de 18 milhões por euros, caso a AG aprove, que irão injectar dinheiro na SAD, e que no final da operação ficará com 21% da sociedade;

4. O Sporting continuará a ser o accionista maioritário com 51,5% no final da toda a operação que será apresentada na AGE;

5. Por fim, a posição dos bancos, obviamente não poderiam ficar de fora, entre conversão de VMOCs e afins, a Banca ao passa dos 80 Milhões de Credito na SAD para 80 Milhões de Valores Moveis que podem ser convertidos em Capital da SAD. O direito de superfície do Estádio de Alvalade e do Multidesportivo foi entregue como garantia aos bancos.

É o melhor plano? A melhor solução? Não sei, não sou expert na matéria, e agradeço ao Gtony pelo post colocado no Fórum Sporting. 

O que sei é que a AGE do próximo dia 30 de Julho é vital para o futuro do clube. E é lá que quero ver discutida este e outros pontos de vista!

Comentários

Unknown disse…
Como todas as AGs, esta não é excepção, a falta de informação e clareza das propostas é constante.
Para ajudar à festa a comunicação social em vez de esclarecer (nunca podemos contar com ela, já o sabemos) só procura e destaca títulos bombásticos.
Como todas as AGs também esta é fundamental para o futuro do SCP, não mais, nem menos, de que as outras.
Como todas as AGs a maioria dos sócios vai votar por ter, ou não ter, confiança nas pessoas que dirigem o SCP e não porque saibam se esse é o melhor caminho (o que é extremamente difícil tal a complexidade dos temas a apreciar e discutir e a falta de dados e conhecimentos, por isso, embora me pareça pouco tempo para discutir os temas a votação, não sei se mais tempo ajudaria muito).
Do comunicado que é feito, apenas retiro que, tal como já todos sabiamos, estamos na mão dos bancos e vamos continuar ainda mais (não digo isto com sentido critico mas apenas uma constatação, pois também, contrariamente a outros, não vejo outro caminho tal o nível de endividamento).
Tal como BL destacou, os 20 milhões não são um dos prometidos investidores, mas uma conversão de crédito já investido em activos do SAD no tempo da anterior direcção (parece que era em parte de passes de jogadores e, nesse caso, não sei se será vantajoso para o SCP tal a desvalorização dos passes e por isso mesmo pode ser apenas uma forma do credor não ficar a "perder").
No entanto, está em discussão também um ponto que poderá permitir a entrada de investidores até 18 milhões, embora não se diga quem são, nem quando tal será realizado.
Um aspecto que não concordo é a proposta de SCP poder perder o direito de opção como é referido no ponto iii "A supressão do direito de preferência dos accionistas da Sporting SAD com respeito ao(s) aumento(s) de capital social que o Conselho de Administração daquela sociedade vier a deliberar nos termos da alínea anterior;".
Esperemos que nos próximos dias haja mais algum esclarecimento.
Sérgio disse…
Leo,

Os 20m nunca poderiam ser relativos a percentagens de jogadores ja que segundo o comunicado eles e que sao nossos credores o que podera ter acontecido e o scp ter recomprado as percentagens dos jogadores ..... sera isso???

De resto mais uma vez o presidente bdc apresenta solucoes para o clube as claras e nao as escondidas.

Sl

Sérgio disse…
Entretanto no Record já se le:

"O plano de reestruturação financeira do Sporting, que será submetido a votação dos sócios, em assembleia geral, no dia 30 do corrente, prevê a entrada da Holdimo no capital social da SAD. A empresa, detida por um grupo de investidores angolanos (entre eles Álvaro Sobrinho), começou a colaborar com o clube em 2011, no mandato de Godinho Lopes, sendo proprietária de parte dos passes de mais de uma dezena de jogadores (entre 10% e 50%), dos juniores, da B e da equipa principal, num valor estimado de 20 milhões de euros."
M Carvalho disse…
Falta mais informação, no entanto, já é possível tirar uma conclusão, um plano com as características principais deste, poderia (não sei se não estaria em marcha, ter sido apresentado pela direcção anterior. O que se está a propor agora, salvo mais e melhor informação, é gerir legal e financeiramente os direitos de alguns credores, obviamente para dotar a sociedade de capitais próprios positivos e evitar, por algum tempo, o epíteto da "falência técnica". O "estafado" apelo à emissão de VMOCS surgirá de novo e.....daqui algum tempo as mesmas serão convertidas......estou pessimista.

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!