Os jogadores da equipa B e os novos que chegam :: expectativas!


Hoje estava a ler um texto num jornal desportivo onde a tónica principal passava pela gestão de expectativas dos jogadores que foram importantes na equipa B do Sporting e que podem ou não passar a representar este ano o Sporting. Com a chegada de novos reforços, esses lugares podem fechar-se e claro, colocam-se sempre as eternas questões, se apostamos ou não nos nossos jovens.

Os jovens do Sporting, por fazerem parte do Sporting B, não têm direitos adquiridos para entrar directamente na equipa principal. Têm de mostrar o seu valor e por isso, não vejo o problema de contratar jogadores que, apesar de jovens (excepção do Tanaka), podem trazer mais competitividade para a luta entre determinadas posições.

O Sporting, sem gastar mais do que pode, está a contratar mais jogadores, não por atacado, mas porque isto de tentar contratar cirurgicamente, é preciso sorte e não funciona sempre. O Sporting precisa de ter opções para diferentes posições e, acertar, na maior parte dos casos. Uns porque são mesmo bons, outros porque evoluem.

Agora não me digam que o ambiente é de apreensão, isso é conversa para vender jornais. O Sporting vai ter uma época com muitos mais jogos que no ano passado, alguns dos quais ao mais alto nível como o caso da Champions, e precisa de ter soluções, umas concretas, outras que podem surtir efeito. Atenção que Williams Carvalhos não aparecem todos os anos, e mesmo assim, o jovem jogador passou pelo campeonato belga numa fase de aprendizagem. 

Em vez de se achar que estamos perante o clássico "os nossos jogadores da Academia não estão a ser valorizados", eu prefiro pensar que estão a ser dadas diferentes soluções a Marco Silva para este apresentar o melhor plantel possível, para o presente e futuro!

E mais, não é por causa da chegada destes novos jogadores que o trabalho da Academia é diminuído, bem pelo contrário, tem de continuar e ser melhorado sempre com um objectivo principal em mente: fortalecer a equipa principal do Sporting.

Nos EUA há 1 mês, Bruno de Carvalho disse isto, "Temos de ir conciliando a formação e um scouting activo, e depois ir lançando os melhores na equipa principal. Não podemos ser obcecados por uma política de formação que nos impeça todos os anos de sermos altamente competitivos. Não podemos estar fechados para o exterior e deixar de trazer mais qualidade."

Por fim, seguem os dados relativos à última temporada de alguns jogadores da equipa B e dos que chegaram. Os dados são objetivos e é sempre importante para as análises que possamos fazer. Quanto ao valor dos jogadores, no Sporting e em campo é que vamos ver o que realmente valem.

Rúben Semedo, 20 anos, defesa central
Sporting B - 24 jogos, 2.093 minutos, 87 min/j

Wallyson Mallmann, 20 anos, médio centro
Sporting B - 26 jogos, 2.063 minutos, 79 min/j

Filipe Chaby, 20 anos, médio atacante (esquerdo)
Sporting B - 29 jogos, 1.819 minutos, 62 min/j

Iuri Medeiros, 19 anos, extremo esquerdo
Sporting B - 39 jogos, 2.763 minutos, 70 min/j

Betinho, 20 anos, avançado
Sporting B - 17 jogos, 1.066 minutos, 62 min/j
Vitória FC - 8 jogos, 212 minutos, 27 min/j

Entretanto chegaram ao Sporting para este época os seguintes jogadores:

Paulo Oliveira, 22 anos, defesa central
Vitória SC - 37 jogos, 3.330 minutos, 90 min/j
Fez 6 jogos na Liga Europa

André Geraldes, 23 anos, defesa direito
Belenenses - 11 jogos, 945 minutos, 85 min/j
Chegou por empréstimo para a segunda volta da primeira liga.

Oriol Rosell, 21 anos, médio defensivo
Kansas City Wizards - 18 jogos, 1.530 minutos, 85 min/j
Fez 5 jogos nos playoffs da MLS

Simeon Slavchev, 20 anos, médio defensivo
Litex Lovetch - 35 jogos, 2.944 minutos, 84 min/j

Ryan Gauld, 18 anos, médio atacante
Dundee United - 39 jogos, 2.165 minutos, 55 min/j

Junya Tanaka, 26 anos, avançado
Kashiwa Reysol - 10 jogos, 726 minutos, 73 min/j
O campeonato começou em Março de 2014, tem 1 internacionalização pelo Japão.
Na época anterior tinha feito 46 jogos, dos quais 9 foram na "Liga dos Campeões" asiática.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!