Fernando Fernandes, o livro do campeão do mundo!


Das coisas que mais aprecio no Jornal do Sporting são os recortes históricos ou reportagens referentes a momentos incríveis do passado leonino. Transportam-nos para um tempo que já lá vai, as palavras, principalmente quando bem escritas, reconfortam-nos e espelham a grandiosidade do nosso clube.

Muitos se recordarão do Fernando Fernandes. Principalmente os que são da minha geração. Sim, o campeão do mundo de kickboxing (full contact). Na altura em 1994 foi um feito incrível deste atleta do Sporting, agora responsável pela secção de kickboxing do Sporting. Embora, do que me recorde, a modalidade não era tão bem vista como é por esta altura, no passado era mais associada a porrada.

Ora, Fernando Fernandes foi campeão do mundo por Portugal há 22 anos, nessa madrugada venceu o Francês Mustapha Oumrani na nave de Alvalade perante 1.500 adeptos e com transmissão na SIC. Incrível!

O vídeo que se segue tem o combate completo, ao minuto 48:50s o pavilhão já a preparar-se para a comemoração do título começava a gritar por "Portugal"!



Fernando Fernandes entrava para uma galeria de notáveis campeões do mundo no Sporting onde já figuravam nomes como: Carlos Lopes, Ramalhete, Rendeiro, Sobrinho, Xana, Livramento e Chambel. Ele que já tinha dois títulos europeus.

Vem isto a propósito não só da excelente reportagem do Ricardo Fernandes no Jornal do Sporting, como do livro que, 20 anos depois como diz o próprio saiu cá para fora, "Ser Campeão, no ringue como na vida".

O livro escrito pelo atleta leonino com prefácio de Bruno de Carvalho e com intervenção de diferentes grupos do Sporting como a Fundação, Núcleos, Claques, Leões de Portugal e Stromp, pôde ver a luz do dia e trazer pra conhecimento público a história do atleta, treinador e da modalidade, sendo ele um apaixonado pelas artes marciais.

O reconhecimento pelo seu trabalho, depois de anos muito complicados entre 1995 e 2002, foi conseguido e o livro já pode ser adquirido na loja verde. Parabéns Fernando Fernandes!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!