Resultados das eleições :: algumas notas!
Com a publicação total dos resultados eleitorais no site do Sporting, podemos tirar algumas conclusões interessantes.
Primeiro, tal como já tinha dito no passado sábado, olhando para a percentagem que Pedro Madeira Rodrigues conseguiu, o candidato à Presidência do Sporting alcançou pouco mais que 400 sócios além dos 1.000 necessários para se apresentar às eleições. É, manifestamente, pouco!
Segundo, foi para o Conselho Directivo que o maior número de sócios votou em Bruno de Carvalho, o que reforça ainda mais a vitória eleitoral. Os brancos e nulos, foram praticamente metade do que conseguiu Pedro Madeira Rodrigues.
Terceiro, reforça-se com estes números que a campanha de Pedro Madeira Rodrigues é completamente falhada e pela via errada, isto porque, olhando para o Conselho Leonino, e mesmo percebendo que a lista apresentada por Bruno de Carvalho tinha elementos pouco "convencionais", Gonçalo Nascimento Rodrigues conseguiu 250% mais votantes que PMR, porque o seu programa era claro nas ideias que expôs, mesmo estando diante uma eleição menor que a do Conselho Directivo.
Quarto, nos três orgãos mais importantes na eleição de sábado, foi na Mesa de Assembleia Geral que a lista de Bruno de Carvalho teve menos votos e onde o número de votantes em branco foi maior, mostrando que o Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Jaime Marta Soares, apesar de vitória confortável, recebeu um pequeno cartão amarelo por algumas coisas efectuadas ao longo dos 4 anos, com incidência maior nestas últimas semanas de campanha eleitoral.
Quinta, olhando apenas para os votos por correspondência, para os seus votantes, e mais uma vez para os três orgãos em que são conferidos poderes: Directivo, Fiscal e Disciplinar e Mesa da Assembleia Geral, a vitória de Bruno de Carvalho é sempre superior a 90%.
Sexto, os votantes por correspondência perdem força com este sistema de antiguidade no número de votos, nesta eleição, passam de 16%, quando comparando apenas número de votantes, para 10% quando analisámos os votos que valeram.
Comentários
Mas surge-me outra dúvida... Como é que as várias eleições (MAD, CFD, CD e CL) podem ter total diferente de votantes? Eu não podia lá ir e votar apenas no CD, por exemplo... Por inerência, os outros organismos seriam voto branco.
Obrigado pelo esclarecimento, ZPT, caso cá venhas dar uma olhadela nos comentários... :)