Sporting 1-1 Porto :: na roleta dos pénaltis saiu-nos o prémio!
Uma saborosa vitória do Sporting na Taça da Liga. Sem euforias, sabendo perfeitamente que apenas vencemos, novamente, a quarta competição do calendário de futebol português, mas que soube muito bem.
Porque sabe bem?
Porque quando sofremos o golo ninguém acreditaria que o Sporting fosse capaz de vencer o troféu. Porque uma franja considerável de comentadores, que continuam a poluir a televisão portuguesa, fez o nosso funeral antes da nossa "morte". Porque foi uma vitória que mostrou a importância do VAR em Portugal, algo pelo qual o Sporting sempre batalhou e porque os jogadores sofreram muito para conseguir uma vitória, especialmente na segunda parte onde dois deles foram magoados, com Petrovic a jogar com o nariz que mais parecia o "Eau Rouge" de Spa-Francorchamps.
Vamos já directos ao jogo. Primeira parte muito disputada, não necessariamente bem jogada, mas foi o Sporting que esteve sempre mais próximo do golo. O Sporting fez 5 remates e o Porto 2, quatro deles foram ao lado da baliza e 1 um bloqueado, os do Porto foram todos fora da alvo.
Aos 15' a melhor oportunidade da primeira parte começou num erro de Vaná que Raphinha quase conseguia fazer golo, ao que o Porto apenas respondeu aos 39' num cabeceamento perigoso do André Pereira. O jogo não ia para o intervalo sem que Bruno Fernandes atirasse rente ao poste após livre directo. O intervalo chegou com o 0-0, mais posse de bola do Porto mas, sem dúvida alguma, mais oportunidades de golo para o Sporting.
A segunda parte é completamente diferente e com um domínio maior do Porto, territorial e evitando que o Sporting chegasse à sua área. Contribuiu para isso a lesão de André Pinto, a lesão de Petrovic que, apesar de tudo, se manteve até ao final do jogo, alterando completamente a nossa forma de jogar e dificultando as opções para Keizer.
Ao domínio do Porto, o Sporting não conseguia responder e a nossa terceira substituição surgiu tarde. O Porto marcou aos 79' e, sou sincero, nessa altura pensei que estaria tudo acabado. Estava longe de imaginar que aos 83' com Diaby em campo, a minha substituição teria sido Jovane, iríamos sofrer uma grande penalidade tão clara que utilizar o VAR envergonha João Pinheiro, o árbitro do jogo.
Apesar de tudo, sabemos que o VAR não transforma os maus árbitros em bons árbitros, mas é um facto que sem VAR nunca ganharíamos este troféu como acabou por acontecer.
A nossa vitória só não aconteceu de forma épica porque Vaná não deixou, pois aos 90' Bruno Fernandes deixa a bola em Raphinha que sozinho atira para a baliza para o guardião do Porto desviar para canto.
O Porto dominou a segunda parte, mas nem com esse domínio conseguiu mais oportunidades de golo que nós durante os 90 minutos.
Nos pénaltis apareceu Renan, desta vez defendeu apenas um pénalti, mas o suficiente para, além dos falhanços de Militão e Felipe, voltarmos a vencer a Taça da Liga. Não vencemos nenhum jogo nos 90' nas duas últimas edições da Final Four da Taça da Liga que vencemos, mas também não perdemos!
Depois seguiu-se a festa natural quando se vence um troféu contra um grande como o Porto. Não há euforias e sabemos perfeitamente que vencer a Taça da Liga não diminui a vantagem para o Campeonato Nacional onde os dragões lideram com alguma margem.
Notas finais desta competição para alguns acontecimentos destes últimos dias.
Estive os dois dias em Braga, na meia final e na final, paguei 30 euros para ver os 2 jogos. Para uma competição menor como esta, é caro. Confirmando-se com as assistências dos jogos, não houve um único jogo desta final Four que tenha esgotado.
Depois foi ridículo que o vencedor do troféu recebesse o dito cujo numa tribuna que só os espectadores desse bancada puderam assistir. Num cenário de vitória do Porto 3/4 do estádio poderiam ver o capitão a levantar o troféu, num cenário de vitória do Sporting, como aconteceu, os mesmos 3/4 poderiam ver o Sporting levantar o troféu, mas 2/4 do estádio estavam vazios e aquele quarto que pagou como os outros não viu nada e foi necessário esperar que a equipa descesse para o relvado. Surreal!
Sérgio Conceição tem todo o direito de estar chateado com a derrota, agora achar que os adeptos são estúpidos é que já não faz sentido. Disse que o Porto não precisava de estar na entrega do troféu porque os jogadores do Sporting não precisavam dos jogadores do Porto para levantar o troféu e aguardo, porque parece-me que ainda não disse nada, que faça um comentário sobre a ridícula actuação do seu treinador adjunto contra um adepto do Sporting. Os hipócritas que dizem que o adepto do Sporting lançou determinados insultos, talvez se possam recordar do cântico proferido contra o Nani durante o jogo de ontem. As agressões de agentes desportivos, sejam eles quem forem, são para se repudiar sempre!
O Sporting voltou a conquistar a Taça da Liga, foi uma fantástica festa em Braga, tal como há 1 ano, com os amigos de cá e de todo o lado, a todos os amigos, vocês sabem quem são, o meu muito obrigado pelas duas noites vividas em Braga, Enchem-me o coração de Sportinguismo!
Comentários
Não vendemos nenhum jogo nas Final Four, porque durante a fase de grupos tivemos algumas.
Só uma pequenos correcção que não afecta em nada o que está escrito e com o qual concordo.