Sporting 3-0 Sp. Braga :: a solução estava no plano B!

foto: Carlos Rodrigues/Getty Images


Vitória tranquila do Sporting, mais do que seria esperado. Na realidade, quando estamos com as expectativas em baixo, devido aos últimos encontros, encarámos a partida como a de ontem muito tranquilos. Discutia com alguns amigos após ter sido conhecido o 11, previsível, que a vitória iria ser tranquila. Vá lá, por uma vez acertei nesse mesmo vatícinio e realmente o Sporting ganhou ao Braga sem problemas. Foram apenas 3 pontos, obviamente, e que, para já, nos aproximou apenas do 3º lugar, o que é manifestamente pouco para um clube como o Sporting.

Afinal ontem ficámos a saber que Marcel Keizer tem um plano B e que funciona. Durante as últimas semanas tudo se interrogava porque raio não havia alternativas, soluções, mexidas para combater os maus resultados. Seria problema do treinador? Havia algo que não conhecíamos entre o treinador e a direcção? Será que os jogadores não recebem a tempo e horas? Há falta de dinheiro? Há....?

Ontem Keizer alterou e muito bem a saída do sector defensivo e respectivas transições para o ataque. Todos viram e falaram dos 3x4x2x1 que foi eficaz e que o treinador adversário (podia dizer Braga mas armei-me em Abel que durante o flash-interview utilizou 95% das vezes a mesma designação para falar do Sporting) sentiu dificuldades. Tantas dificuldades que o primeiro remate enquadrado do Braga à nossa baliza foi ali pelos 65 minutos.

O eixo defensivo do Sporting com 3 centrais Coates, Ilori e Borja foi para muita gente, eu incluído, a grande surpresa que sustentou muito bem as saídas para o ataque, com mais bola, mais qualidade de passe e que permitiram a Gudelj subir no relvado jogando muito mais que o habitual "6" cá atrás escondido e fechado nos passes laterais, confirmou ainda que Wendel vale muito como jogador e que Jorge Jesus se escrever algum dia um livro que lhe dedique um capítulo "Porque fui burro e não apostei no jovem jogador" e, claro, Bruno Fernandes com mais mobilidade fazendo e mostrando porque é, provavelmente, o melhor jogador deste campeonato. 

Também foi fundamental ver o lado esquerdo com Borja e Acuña, finalmente uma lateral esquerda como deve ser. Acuña de regresso à posição que nunca deveria ter saído e Borja a mostrar que se jogássemos com um verdadeiro defesa esquerdo, talvez, as coisas pudessem ter sido diferentes desde o início do campeonato. Olha, quem sabe, bastaria ter contratado Coentrão para essa posição e não andar a inventar e a brincar às comissões de gestão.

Bas Dost marcou mais 2 golos. Um de pénalti e outro a encostar como ele tanto gosta e eu também. Os críticos ontem calaram-se. Quando ele não marca golos, é porque devíamos vendê-lo, quando ele marca, é porque fugiu do Sporting no ataque de Maio. Se não é do cu é das calças e parece uma pescadinha de rabo na boca que afectam pouco o jogador e continua a facturar como gente grande e ficará, para sempre, na história do Sporting.

Vitória tranquila, como disse em cima, simples, nada mais que isso. O Sporting tem um longo e sinuoso caminho a percorrer, era preciso alguma estabilidade, que, sinceramente não vejo a acontecer.

Gostava que fosse possível separar os problemas que a Direcção vai encontrando e debatendo, como o que vai acontecer na próxima sexta, dos problemas que Keizer tem e pode e deve ele e a sua equipa técnica resolver. O Sporting, pelo menos a equipa, devia ser resguardada, os jogadores e os adeptos agradecem!

Comentários

Calheiros disse…
fico curioso para ver a esquerda com o Mathieu a central descaído e o Borja subido, no lugar do Acuña
Bancada de Leão disse…
E vai ser isso a acontecer quando o Mathieu regressar...

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!