Sporting 1-0 Benfica :: vitória com acesso ao Jamor!

foto: Pedro Fiúza/NurPhoto via Getty Images


Estamos no Jamor, novamente! A grande festa da Taça de Portugal terá a presença do Sporting.

No passado dia 6 de Fevereiro fizeram-nos o funeral. Foi um fartote de gozo porque perdemos, e bem em casa diante do Benfica para o campeonato, e uns dias depois fomos à Luz para a primeira mão da meia final da Taça e tudo estava à espera de novo massacre e deu num 2-1 para eles. No entanto, o fim era inevitável para nós e o Jamor seria quase impossível.

Ontem o Sporting, mesmo assumindo, sem problemas, que globalmente a nossa equipa é inferior ao Benfica, venceu com inteira justiça e o resultado peca até por ter sido escasso. Só Bruno Fernandes, actualmente melhor jogador da Liga Portuguesa, poderia ter marcado pelo menos 3 golos.

Como esta época o Sporting não tem praticado um futebol atraente, está afastado do título de campeão nacional, tenho visto os jogos com emoção, não é possível ver de outra forma, mas mais relaxado porque há sempre memórias dos Tondelas e Portimonenses desta vida, que é como quem diz, desta época. Não compareci em Alvalade, com muita pena minha, fiquei no sofá, sentado, sem grande alvoroço, tentando não me irritar. O Sporting fez bem o seu trabalho nos 90 minutos e contribuiu para que não fosse uma noite de stress. Ok, aqueles 10 minutos finais elevaram-me a pulsação para níveis anormais. Jogámos bem e mantivemos a postura durante o jogo todo e ficou a sensação bem cedo que o jogo de ontem era para ganhar e nos levar ao Estádio Nacional. O único elemento que esteve a mais no foi o árbitro, Hugo Miguel, claramente sem qualidade para o que esta partida merecia.

Claro que muito do que o Sporting tem feito esta época depende de Bruno Fernandes, ontem não fugiu à regra, na Taça de Portugal marcou em todos os jogos, mas a verdade é que globalmente não encontro um jogador que tenha estado mal na partida. Houve esforço, raça, abnegação e uma vontade incrível de mostrar que era possível derrotar o eterno rival e seguir em frente na competição. 

O Sporting marcará presença na final da Taça no próximo dia 25 de Maio diante do FC Porto. A vitória é absolutamente crucial porque jogamos sempre para vencer, é contra um dos grandes do futebol nacional e há uma taça perdida para recuperar.

Nota final para dois aspectos que me parece relevantes. Primeiro a assistência em Alvalade com números desoladores. É preciso acção para que seja possível voltar a levar mais gente a Alvalade. Segundo o que dizem os rivais sobre a nossa vitória de ontem que chega a ser ridículo. Nem costumo preocupar-me com o que por lá debitam, mas tentar menosprezar uma vitória do Sporting com a habitual lenga-lenga do "é o jogo da vida deles", é como eles criticarem as arbitragens e os agentes do futebol e fecharem os olhos aos e-mails!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!