Sporting 1-1 Tondela :: insuficiente!

foto: Carlos Rodrigues/Getty Images


O Sporting termina o campeonato nacional no terceiro lugar. Ainda não acabou a competição, mas com o empate em Tondela ficou fechada a possibilidade de pensar em algo mais. Assim sendo, a nossa prestação na Liga Portuguesa é fraca, a avaliação da época será feita após 25 de Maio e a final da Taça de Portugal.

No jogo em Alvalade o assustador é perceber que contra o Tondela, e sempre com Keizer, perdemos 5 pontos. Estamos a falar de um Tondela que está para descer de divisão, vai disputar a permanência em casa com o Chaves, e mesmo jogando com 10 após mais uma decisão errada de Tiago Martins, o futebol que praticamos foi insuficiente pautado com duas más avaliações, dos nossos jogadores que muito falharam dentro de campo e um erro do treinador quando retirou do jogo o nosso "médio de ligação" ainda com quase 20 minutos para o jogo terminar.

Um clube como o Sporting se quer, pelo menos, tentar lutar pelo título não pode continuar a dar estas "borlas" com equipas francamente mais fracas. Obviamente não é fácil vencer os jogos todos, mas desperdiçar pontos em casa e fora contra equipas desde calibre é desastroso.

Desastroso é também o nível de arbitragem que se mantém em Portugal. Seja com VAR, que veio ajudar em muitas situações, senão isto ainda era pior, não há fórmula milagrosa sem que se vá ao fundo da questão na reformulação da arbitragem e na procura de árbitros competentes. O Sporting poderá fazer o que quiser, manifestos, documentos, comissões na Assembleia da República e por aí fora, que, enquanto quem domina a luta pelo poder em Portugal não estiver do lado certo, nada mudará.

Por fim, e após mais um ano de seca no campeonato nacional, e nos últimos 40 anos já foram 2 períodos prolongados de seca com 18 anos cada, mais coisa menos coisa, porque raio é que se continua a dizer que no nosso clube não há tempo para implementar as "coisas", como por exemplo uma aposta forte e concisa num plano de formação de médio/longo prazo, se continuamos a não ser campeões nacionais?

É simples a resposta. Porque há falta de competência, e tem sido camuflada com algumas boas acções por muito poucos ao longo dos últimos 40 anos, para se olhar para uma realidade que nos afecta e tomar as devidas medidas. Somos uma das melhores academias do mundo, reconhecido por muitos, mas que na prática olhamos para aquilo a pensar que o Ronaldo e o Figo foram o melhor que por lá se produziu mas que nunca foram mais valias desportivas para o nosso clube. A formação não resolverá o nosso problema, mas com estes períodos de falta de sucesso desportivo no campeonato nacional, poderia ser um bom caminho.

Se é para estar tanto tempo sem vencer, ao menos haja alguém que seja capaz de pensar num modelo que possa no futuro trazer sucesso, porque o que tem sido tentado nas últimas décadas não dá!

Comentários

andrzej disse…
Bom dia,

Concordo com a generalidade do texto, apesar de achar que fizemos mais do que suficiente (mesmo com 10) para vencer o Tondela.

Aquilo com que não concordo de todo é com essa ideia de, por ganharmos tão poucas ligas, passar a haver tempo ou paciência. Há anos que vivemos no clube uma situação irreconciliável: queremos ser um clube formador, queremos distância dos principais agentes do futebol-negócio, queremos competir com quem não tem pudores destes. Isto tem todo o valor e já seria difícil por si só, mas além de tudo o mais somos impacientes comó raio. Não basta conseguir tudo isto, tem de ser já. É assim desde que me lembro.

Na minha opinião, seria necessário que o presidente assumisse um rumo claro para o clube, assente na formação, e que dissesse sem pudores que isso é uma estratégia de médio-longo prazo e que talvez implique vencer menos troféus. É importante tornar os sportinguistas cúmplices desta decisão. Aliás, o ideal seria que isto tivesse sido proposta de campanha... A verdade é que a pressa tem sido nossa inimiga e nenhum candidato à presidência do clube se atreve sequer a sugerir que o sucesso que se propõe alcançar não será imediato.

SL

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!