Portimonense 1-3 Sporting :: excelente vitória!

foto: LUIS FORRA/LUSA


Na semana passada a seguir ao jogo e vitória diante do Braga dizia, "Agora olhar para um possível despedimento de Keizer e achar que a solução é essa, temo sinceramente que isso não resolva o problema de fundo" e mantenho, sendo que os 3 pontos que ontem conquistámos em Portimão justifiquem ainda mais essa opinião.

O planeamento e a equipa que vão deixar a Keizer é o busílis da questão. O nosso treinador já percebeu que para ficar bem na temporada 2019/20 só tem um caminho: lutar pelo título até ao final e, se possível, vencer. Só assim irá demonstrar a competência que ele certamente acha que tem.

A vitória diante do Portimonense é inequívoca e mostrou, finalmente, um Sporting completamente dominador durante os 90 minutos. 

(no momento em que escrevo este texto o Sporting comunica à CMVM a venda de Bas Dost ao Eintracht Frankfurt por 7 milhões e mais uns trocos, péssimo negócio).

Em Portimoão, ontem, aos 5 minutos já vencíamos o jogo por 2-0, golos de Raphinha e Luíz Phellype. Vietto, finalmente na equipa e no lugar certo, começou a dar sinais de uma excelente partida a caminho.

O modelo, e principalmente os jogadores (tanto na equipa como no banco), que Keizer tanto tinha testado durante a pré-época ontem foi responsável pela vitória conquistada.

Foi interessante ver Keizer a ser desmentido por Keizer e verificar que Vietto e Bruno Fernandes são compatíveis na mesma equipa e sendo titulares.

Mas quem eu quero destacar é mesmo Raphinha. E não é pelos 2 (grandes) golos que marcou. Nos últimos tempos parece que há uma vontade imensa de desacreditar e "castigar" jogadores do clube à mínima notícia de um comprador qualquer do estrangeiro. Acuña também já foi vítima disto!

Raphinha está a passar por esse momento e vejo muita gente a ter pouca paciência para um jogador que tem...22 anos. Vou voltar a dizer, Raphinha tem vinte e dois anos!

Fez uma boa época no Vitória SC. Chegou ao Sporting e a expectativa era enorme e, como todos sabemos, mudar para um grande é sempre mais complicado. Tem muito por onde evoluir e está a dar sinais, aos poucos, que tem capacidade para manter a titularidade e/ou ser uma peça fundamental num Sporting de 23/24 jogadores que precisamos para as 4 competições em que estamos inseridos. 

As críticas a Raphinha, apesar do tempo de jogo ser muito superior, são tão erradas ao jovem jogador do Sporting como a Vietto. O argentino Luciano Vietto chegou ao Sporting e, como vai sendo habitual, ninguém dá tempo aos jogadores que chegam ao Sporting para períodos de habituação. A crítica é matadora logo nos primeiros toques na bola. Tudo tem o seu tempo!

Como tenho feito habitualmente em casa jogo, escolho 3 jogadores, sem ordem, que melhor estiveram no Sporting. Ontem foram: Vietto, Raphinha e Bruno Fernandes.

O mercado está praticamente a fechar e espero que Bruno Fernandes se mantenha na equipa. A qualidade da mesma é muito superior com ele em campo, mas as exibições que faz, ainda ontem as assistência para golos foram fenomenais, torna complicado que lá fora não vejam o que por cá se passa. Espero também que Bruno Fernandes olhe para outros casos de jogadores do Sporting que foram para clubes medianos e que, em última instância, apenas os tornaram ainda mais ricos. Veja-se Adrien, o pouco que tem jogado, ou João Mário que parece estar a caminho do Lokomotiv.

Há 3 anos que o Sporting não estava no primeiro lugar da Liga Portuguesa, ainda que acompanhado pelo Famalicão e com apenas 3 jornadas decorridas. Mas é bom, sabe bem e não há euforia absolutamente nenhuma. A satisfação de estar lá em cima é sempre agradável, o problema vai ser manter esta posição até ao fim. Esse é o grande desafio de Keizer na sua vida profissional!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!