Porto 3-0 Sporting :: desastroso!


O Sporting esteve 15 minutos no Dragão. Virou as costas e "deixou" o campo. O Porto jogou sozinho e os adeptos Leoninos, em bom número, foram os únicos representantes do Leão Rampante!

Foi um péssimo jogo da nossa equipa e não pode servir como desculpa o cansaço. Todos os anos se ouve esta lenga-lenga, que, por acaso nunca consegui utilizar como desculpa na minha vida profissional. 

Foram três questões essenciais que levaram a que o Sporting fosse derrotado sem apelo nem agravo:

1. Bloco subido e descontrolado do Sporting, sem nunca conseguir suster o ímpeto do Porto e o controlo de bola do adversário. Os passes nas costas foram inevitáveis;

2. As perdas de bola do nosso meio campo na construção de jogadas, de principiante os erros cometidos, que contrastou com a calma e serenidade do Porto na consolidação do seu jogo a partir dessa zona do terreno;

3. Os erros individuais de alguns elementos do Sporting, Adrien irreconhecível, demorou demasiado tempo a ser substituído, e claro, a dificuldade que Marco Silva tem em mexer. No fim de semana passado quando ia mexer o Sporting marcou, ontem com dois jogadores na linha prontos a entrarem, sofremos.

A ideia que já tinha falado há uns dias sobre a dimensão da equipa, ontem mais uma vez ficou comprovada, a equipa do Sporting é curta e são 14/15 jogadores para atacar diferentes e variados objectivos. 

As substituições são sempre as mesmas, sofríveis em alguns casos. A culpa não é apenas de Marco Silva que podia promover Wallyson ou Gauld, já que com André Martins ou Capel o sistema de jogo é sempre o mesmo, e para assistirmos ao jogo de ontem, pelo menos havia algo novo para avaliar.

Claro que a Direcção tem de reavaliar o que foi contratado no verão e no mercado de inverno, pois, está à vista que não foi suficiente em qualidade. Leonardo Jardim no passado conseguiu um objectivo que parecia impossível, mas não nos esqueçamos que o Porto na época passada quase não existiu.

Recuperar emocionalmente é a etapa que se segue porque isto não pára e na quinta há um encontro decisivo para vencer na Madeira!

Comentários

Aboim disse…
Sabe-me a pouco reduzir a essas três as razões essenciais da nossa derrota. Eu vejo algumas mais sendo que o facto do Porto ter um plantel mais completo e mais caro (obviamente) seria própria de Jacques de Chabannes! Sobre as outras mais que eu vejo já me referi num comentario sob a equipa B após o empate em Freamunde. Não me lembro de nenhuma defesa digna desse nome feita por Rui Patrício e creio que o primeiro golo (assim como os outros dois) foi o tal balde de água fría que arrefece mais depressa gente cansada sobretudo depois do resultado negativo de quinta feira! Não vou culpabilizar MS por não ter arriscado Slimani desde o principio mas pode haver razões que, tal como diria Pascal, a razão desconhece!
Aboim disse…
Terá sido em dezembro 2014 que eu descobri este espaço denominado Bancada de Leão e tenho dedicado algum do meu tempo disponível (quase 24 horas por dia, pasmem-se) e agora, uns dois meses mais tarde, apercebo-me com alguma tristeza, que sou dos poucos a tentar incorporar-me! Até hoje uma só vez um comentario meu foi eliminado (muito justamente aliàs) mas nunca ninguém tentou contrariar o que eu, tão bem quanto posso e sei, tento passar como mensagem! Dedico algum tempo à leitura dos sites situados aquí ao lado direito mas que não me despertam nenhuma apetência especial! Recomeço a pensar que são ainda variadas as posições dos ditos sportinguistas! Como já devem ter percebido estou longe de Portugal físicamente e não creio que aí volte! Digo isto porque pensó que a união faz (ou pode fazer) a força. E do que estou certo é que a desunião contribui muito eficazmente à falta de força!
Aboim disse…
Já que quase só sou eu permitam-me uma ou duas reflexões mais! A primeira é ao "Trio de Ataque" a que eu chamaria com mais verdade "Trio de Ataque à Verdade"! De cada vez coloca-se uma pregunta como se de uma sondagem se tratasse! E para que mais chamadas super pagas cheguem vão indicando o estado do tempo! E de cada vez mais se sente a variabilidade das percentagens respectivas. Convido as pessoas a não telefonarem pois trata-se de um "atraco" como dizem os espanhóis! A segunda seria de, para aqueles que não pagam a SportTV, de tentarem asistir aos jogos pelo computador. Eu escolhi, entre muitos disponíveis, a Rojadirecta.me com uma vontade de evitar os comentarios originais especialmente quando são do Freitas Lobo! Por exemplo o Porto-Sporting vivi-o em Inglês e por volta dos 10 minutos de jogo ouvi esta frase: "This guy (Casemiro) should already be booked several times"
Aboim disse…
Os mais puristas questão de línguas podem ripostar dizendo que a frase do tal comentador em inglês carece de rigor lingüístico mas foi assim que ele a disse! Em melhor inglês ele deveria ter dito: "This guy should already have been booked several times" Mas ele também não passa de um comentador desportivo tal como um tal Mateus do Maisfutebol.
Aboim disse…
E, só porque falei do Maisfutebol, apetece-me dizer que achei e continuo a achar estranho o súbito desaparecimento do Luís Sobral desse espaço que utilizei por falta de pior! Não considerando o benfiquismo como uma doença grave espero e desejo que não seja uma qualquer outra doença mais séria que o tenha afastado! Cheguei a ter confrontos quase saudáveis com esse senhor que se caracterizou muito especialmente pela distribuição arbitrária de SOBES e DESCES. Já lá vai muito tempo sobre os seus comentários anti -Sporting e se alguém me souber satisfazer esta curiosidade pode fazê-lo! Não há nenhum fogo! Eu também não pago a Segurança Social em Portugal mas faço-o no país onde mais tempo vivo! O que é normal para gente pequena!

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!